A modelo Renata Banhara está internada em estado grave no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Ela está com uma infecção grave no cérebro. Ela tinha um dente que não se manifestou, ficou alojado. Como o dente é poroso, a bactéria entrou e ficou no osso do rosto e foi para o cérebro. Isso rendeu uma grande sinusite, que também é uma bactéria. Essa junção de bactérias acabou indo para o cérebro. Ela está na CTI com médicos excelentes e não pode receber visitas”, disse Roneia Forte, assessora da modelo.

Renata Banhara

O irmão de Renata, Túlio Alano, contou que ela está sedada. Antes da sedação, ela chegou a gravar um vídeo explicando um pouco da sua situação médica. “Fiz canal há seis anos, e esse dente meu fechou, tudo lindo, maravilhoso, sem problema. Esse dente fez um polo de infecção. Só que ele não deu febre, ela não deu pouso, ele não infeccionou. Ele fez uma infecção sigilosa”, explicou, dentro do seu entendimento. “São leves esses ossos da cabeça. A bactéria foi para os ossos, fez uma sinusite e essa sinusite criou outras bactérias. Mas a sinusite também não me deixou com febre, não saiu secreção, não fez nada, tudo silencioso”.

Foi por causa de um tratamento de canal?

Então… só com base no que a modelo contou, não temos como saber. Dá pra afirmar que o problema tem a ver com o tratamento endodôntico que ela fez há vários anos? Sem um monte de exames, não.

As sinusites podem surgir em decorrência de diversas doenças infecciosas sistêmicas como gripes, resfriados, pneumonias, asma, bronquite, etc.. A inflamação da membrana sinusal pode ter origem odontogênica, também. O desenvolvimento de lesões periapicais em dentes próximos ou invaginados no seio maxilar pode provocar alterações inflamatórias na mucosa sinusal e levar ao desenvolvimento de sinusites. A sinusite odontogênica abrange de 10 a 12% dos casos de sinusite maxilar com histórico de infecção odontogênica ou periodontal.

Em resumo: é bem possível que Renata Banhara tenha chegado ao abscesso cerebral por causa de uma sinusite bacteriana. Se ela começou como sinusite odontogênica, são outros quinhentos.

Melhoras, Renata.

O Blog DicasOdonto falou sobre esse assunto aqui: Modelo Renata Banhara, Canal, Sinusite e Infecção Cerebral

UPDATE em 15/04/17: Renata Banhara pode perder parte dos movimentos do rosto

UPDATE em 18/04/17: A modelo já está em casa, continua o tratamento com antibióticos, e diz que vai providenciar a extração do dente que – supostamente – causou a infecção.

Compartilhe:

Comentários via Facebook

comentários