>

Fonte: imagem

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Benefícios do alongamento

– Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
– Previne lesões (distensões musculares, entorses);
– Melhora a postura e o esquema corporal;
– Ativa a circulação;
– Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;
– Melhora a atenção;
– Previne dores;
– Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;
– Reduzem as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia);
– Diminuição dos riscos de lesões e distensões, apesar de não confirmado experimentalmente, a prática nos tem demonstrado sua veracidade.

Posições Viciosas do Cirurgião Dentista:

Fonte: imagem

Exercícios para Coluna:

Fonte: imagem

Exercícios para mãos e punhos:

Fonte: imagem
Colaboração:

Dra. Thais Cyrino Capistrano, Fisioterapeuta, que atua em studio particular com Pilates e RPG e desenvolve um trabalho muito bonito no PSF do município de Resende/RJ
Compartilhe:

Comentários via Facebook