Chega uma hora que não basta ter, somente, o instrumental e a caneta de alta rotação. Você precisa de um lugar para deitar seus pacientes né? OH MY GOD você precisa comprar um consultório!

Acompanhando a minha TL no Twitter, vi os questionamentos da colega Rochele, recém formada.

“Comprar um consultório novo ou usado?”

consultório

Essa é a sua dúvida também? Eu vou dar minha humilde opinião sobre o assunto…

Eu trabalhei, e muito, em consultórios de colegas. E sempre tinha sempre um probleminha ou outro: o refletor não era muito bom, a cuspideira manchava, o sugador fraco, a cadeira desconfortável, mocho emperrado. Esses foram os principais motivos que me levaram a investir no meu. Muitos vão pensar que é futilidade, mas a verdade é que nosso trabalho rende quando nossos equipamentos estão adequados às nossas necessidades.

Quando resolvi comprar o meu, optei por um equipamento novo. Eu sempre via nos classificados do CRO colegas se desfazendo de equipamentos por um preço tentador, mas mesmo assim escolhi por algo “certo”. Nos anúncios, os colegas sempre relatavam manutenção em dia do consultório, mas eu fiquei com receio de investir uma grana em algo que eu não tinha como garantir. Mesmo que a diferença de preço fosse grande entre um equipamento novo e velho, a dúvida sobre o tempo que meu investimento duraria falou mais alto. Eu queria gastar dinheiro com algo que me desse garantia! E nada melhor que a garantia de fábrica!

Ao realizar a compra, fiz inúmeras cotações nas lojas de equipamentos e, principalmente, um levantamento sobre assistência técnica. Na minha cidade, Resende, não tem uma Dental e eu precisaria de uma empresa que me garantisse um “help” rápido e fácil caso meu consultório me deixasse na mão. Além disso, claro, comprei numa loja onde as condições de pagamento fossem satisfatórias para mim. Financiei meu consultório em 24 meses e confesso que estou muito feliz com a minha aquisição.

Existem inúmeras marcas no mercado e devemos prestar atenção nisso. Muitas marcas famosas oferecem consultórios lindíssimos, que aparentam ser duráveis. Cuidado! Quando decidi, conversei com inúmeros colegas sobre a qualidade, a durabilidade, barulhos, conforto, dificuldade de instalação, etc etc etc.

Minhas dicas para a aquisição de um consultório são:

  • Em caso de consultório usado, compre de alguém de confiança. Eu não compraria um equipamento importante assim de uma pessoa que eu não conheço os hábitos de conservação e manutenção do equipamento.
  • Não se deixe levar pela diferença de preço. O que parece ser um bom negócio pode se tranformar num imenso problema.
  • Se o consultório for usado, além da nota fiscal de compra, peça uma avaliação do equipamento, que deve ser realizada por um técnico de confiança. Não compre às cegas.
  • Para consultório novo, certifique-se de que a marca que você escolheu tem uma assistência técnica na sua cidade ou em uma cidade próxima a sua. Lembre-se que um dia de consultório parado é uma perda de dinheiro considerável no seu orçamento mensal.
  • Verifique o preenchimento correto do certificado de garantia. Ao montar seu consultório, o técnico tem que checar todos os ítens do equipamento, anotar, datar e assinar de que o material foi entregue em perfeitas condições para você. Não deixe a pressa atrapalhar a verificação dos ítens do seu equipamento.
  • Invista em algo que seja confortável para você e seus pacientes. Um bom mocho, por exemplo, faz toda a diferença no final de um dia de trabalho. Sua coluna e pernas necessitam de algo que ajude durante as horas que você está trabalhando. Um refletor de qualidade faz diferença também.
  • Antes de fechar a compra, certifique-se das especificações técnicas do seu aparelho. Peça a metragem do kart ou mesa acoplada e das dimensões da cadeira. Quando comprei o meu, tive um problema com o tamanho do meu kart. Ele era muito pequeno e não atendia as minhas necessidades. No site da empresa não constava o tamanho dele e eu fiquei 2 semanas trabalhando em condições ruins por conta disso. Minha sorte foi que a empresa entendeu a minha solicitação e me enviou, sem custo algum, um kart com mesa maior.

No meu caso, eu fiz questão de um mocho superior, com um bom apoio de costas, assento confortável e facilidade de regulagem. Não abri mão de 2 sugadores, um para sangue e outro para saliva. Minha mesa de trabalho é móvel (kart móvel) e a cadeira não tem braços (para o caso de pacientes obesos não se sentirem constrangidos ao sentar e não caberem na cadeira). Meu refletor não é de LED, mas tem excelente iluminação. O revestimento da cadeira não é texturizado, pois com o tempo a limpeza fica difícil. Escolhi uma cor clara, que combine com qualquer pintura da sala e que, ao mesmo tempo, criasse um ambiente confortável e tranquilo para o atendimento.

Essas são as minhas dicas e considerações sobre a compra de um consultório. E você, o que tem a nos dizer?

Novo ou usado, o importante é fazer uma compra segura para poder colher os frutos de um trabalho bem feito!

 

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook