É o maior Congresso de Odontolgia do mundo! Dentistas, acadêmicos, expositores e visitantes somaram mais de 80.000 inscritos em 2012.
Na entrada do evento, os profissionais e acadêmicos recebem a famosa bolsa, repleta de papel! Isso mesmo! Papel! Que vai pra onde? Para o lixo!!!
Nenhum desses papéis é o famoso e importante “Certificado de Participação” do congressita. Para tê-lo, precisamos entrar no site e imprimir.
Pensando na quantidade de pessoas que visita o evento, para onde vai todo o lixo produzido com publicidade no CIOSP?
Como nossa função é debater, formar opiniões, por que não pensarmos em meios de tornar um evento dessa magnitude mais “ecologicamente correto”?
Anúncios dos expositores, talão com voucher, grade científica, caderno de expositores, panfletos que não acabam mais. Tudo isso poderia ser substituído por um DVD, por exemplo. Por que não utilizar o código de barras de cada crachá como validação dos cadastros necessários para a retirada dos “brindes” e dos descontos nos stands das empresas? Um leitor com todas as informações do congressita que agilizaria o atendimento e diminuiria, consideravelmente, o lixo da feira! Por que não investir em computadores para realização de cadastro na hora do evento, envio da grade científica por e-mail, enfim. Utilizar a internet e os computadores em benefício da natureza! Por que a bolsa dada ao congressita não é feita de material reciclável, de modo que possamos utilizá-las, por exemplo, para substituir as sacolinhas plásticas?
São pequenas atitudes que fazem diferença!
Se você tem alguma sugestão para que, no CIOSP 2013, não tenhamos em mente aquela cena de, envie pra gente!
Um evento que fala de Saúde, não pode deixar essa imagem!
[…] desse evento continua sendo a “Sustentabilidade”. Em 2012 escrevi um post sobre a quantidade de lixo produzida no Ciosp. Achei que esse ano melhorou muito em relação a 2012, mas ainda penso que é papel demais sendo […]
[…] opinião, os organizadores do evento precisam pensar com mais responsabilidade sobre a questão “lixo” no Ciosp. A economia com material impresso poderia ser revertida para o WiFi, por exemplo, e a propaganda […]
Excelente posts e comentários!
Como não existe censura e podemos desenvolver muita força aqui na net, nós, com nossos sites e blogs, poderíamos fazer parte de uma espécie de crivo ecológico do próximo CIOSP. Sustentabilidade está na moda e internet, até onde sei não faz sujeira, portanto, vamos pensar em saídas mais sustentáveis, ecológicas e mais racionais pra aquele monte de papel inútil!!!!!
Em um dos stands eles me perguntaram se podiam copiar meu cadastro via crachá e na mesma hora pensei ” podia ser só isso pra pegar os brinds…” . Muito válida a sua opinião 🙂
Otima ideia, ja tinha pensando nisso tambem !
Ano que vem podemos fazer parte da comissão organizadora com sugestões, né Divas!
Não somos do tipo que apenas criticamos e sim, buscamos soluções.
Sem contar que a quantidade de lixeiras distribuídas pela feira é INSUFICIENTE para um evento desse porte. Foi difícil encontrar uma por perto!
Então… Como não tenho a menor vocação p fila, meus papéis foram pro lixo e o talão como tem um lado branco, vai virar um desenho animado tipo flip book. Ainda estou montando o history board.
Célia, há alguns anos era uma “ecobag” azul, mas de um tecido bem fininho, lembra? Tenho duas dessas, carrego sempre coisas leves; lembro na época que foi muito criticada por ser ‘vagabunda’,
Acho um desalento aquele monte de folders com cupons para preenchermos. Primeiro pela questão dos brindes – vc tem que preencher um papel, pegar aquela fila e ganhar uma caneta esferográfica. Segundo: a primeira coisa q a grande maioria faz, eu me incluo nessa, é jogar no próximo cesto disponível tudo fora, para não carregar peso.
Um PS a isto tudo: não haviam lixeiras de recicláveis. Uma pena a ser observada para o próximo CIOSP!
Isso me incomoda há anos, e desta vez temos como falar.
Numa época em que a sustentabilidade é o foco, pq não uma sacola reutilizável?
Ta bom, a que é distribuída é durável (dura até demais, tenho mais 4 ou 5), mas é desajeitada e muito feia!
Mas eu falo uma do tipo ecobag que poderíamos usar o ano todo ara ir as compras e com isso divulgaríamos o nome da APCD e do CIOSP e seus patrocinadores.
É pra se pensar!