Taí uma verdade… a gente adora mesmo. Aliás, quem não gosta de um mimo? Problema nenhum nisso. O problema não é a gente gostar… o problema é quando grandes empresas do ramo odontológico usam isso praticamente CONTRA nós. Explico.

De 28 a 31 de janeiro de 2012 acontece o 30o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), o maior congresso de Odontologia da América Latina, em sua edição que marcou a estreia do Fórum Sobre Blogs e Mídias Sociais… um sucesso de audiência que já teve lugar confirmado no CIOSP do ano que vem. Eu nunca havia participado de um evento desse porte, embora tenha ido a muitos CIOPAR (Congresso Internacional de Odontologia do Paraná)… 🙂

Boa parte do tempo a gente aproveita visitando os stands da feira. Produtos, serviços, novidades, tecnologia a serviço da Odontologia. Muito legal. Dentro da mochila do congressista vem um talão com umas 400 folhas… cada uma dessas folhas oferece um benefício, que geralmente consiste em desconto na compra de determinados produtos ou na entrega de brindes junto aos stands das empresas. Em tese, é só entregar o voucher, preencher um cadastro (tudo bem, estratégia válida!) e pegar o seu brinde. Em tese.

Dessas eu tenho um monte… já as de alta-rotação ninguém quer me dar, né?! 😀

Eu não sei vocês… mas se eu fosse representante de uma empresa do ramo, pra mim seria uma HONRA e uma oportunidade de negócio se os profissionais de Odontologia tivessem uma amostra do meu produto… afinal de contas, o dentista é quem faz essa indústria milionária girar! Nós somos os grandes consumidores dos produtos que essas empresas vendem… e no caso dos produtos que têm venda direta para o consumidor-paciente, como cremes dentais e escovas, por exemplo, os dentistas são responsáveis por boa parte da publicidade… afinal, quem nunca ouviu que “9 entre 10 dentistas recomendam” certa pasta, certa escova, certo enxaguante bucal?

Mas o que eu vi no CIOSP não condiz com esse cenário. O que eu vi foi um monte de dentistas se engalfinhando por amostras grátis que, via de regra, não contribuem em nada. Chaveiros, canetas, bugigangas e pastas de dente que podem ser encontradas no mercadinho do lado de casa bem barato e sem filas. Ah, as filas! Quilométricas!

Era de se esperar, pela quantidade de gente presente, que houvesse filas. Mas não consigo entender o propósito de se esperar 1 hora numa fila para pegar amostras de pastas e escovas de dentes e ser OBRIGADO a participar de certas atividades pra levar os mimos pra casa (ou pro consultório). Exemplo?

No (ou num dos) stand da Colgate era necessário preencher um cadastro (ok!) e participar de uma atividade para ganhar um carimbo. Tendo esse carimbo, o dentista seria “liberado” para pegar o brinde. Eram 4 atividades… não sei exatamente quais (tinha um “cineminha” entre elas, acho) porque não me submeti a isso. Falta de tempo, de paciência e excesso de amor próprio. Cada atividade contava com uma fila de mais de 100 metros para a participação e, saindo de lá com cara de trouxa e com o carimbo na folha, enfrentava-se a segunda fila, que efetivamente dava direito ao prêmio. Se você aparecesse na fila do brinde sem o carimbo (nem por mal, mas por não saber das regras do jogo), havia uma mocinha com cara de BUNDA provavelmente pensando “quem esses dentistas pensam que são?” pronta para fazê-lo dar meia volta e colocar-se no seu devido lugar.

Pois bem… você consegue imaginar uma fila de médicos com o mesmo propósito? Eu não.

O que me parece é que os dentistas não sabem a importância que têm. Gente, nós somos o motivo da festa! Nós somos os “patrões” das Odonto-Empresas! Eles é que têm que fazer fila atrás da gente! Que inversão é essa?

Enfim… este post não é um #mimimi porque eu não ganhei brinde 😉 (até porque eu ganhei um monte)… é uma forma que eu achei de lembrá-los do quão importante nós somos. E de que as empresas do ramo odontológico sabem que nós NÃO SABEMOS disso. Fica a dica.

Veja também: Por que dentistas gostam tanto de brindes? no Vida de Dentista

Compartilhe:

Comentários via Facebook