Calma, não se assuste. O motivo é nobre. 😉

Tramita em caráter conclusivo, faltando apenas ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o PL no 2.776/2008 que, sendo aprovado, estabelece a obrigatoriedade da presença de cirurgiões-dentistas em UTIs de hospitais públicos e privados de médio ou grande porte em que haja pacientes internados ou que atendam a doentes crônicos. Hoje foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), ao projeto de lei do deputado Neilton Mulim (PR-RJ).

Atendimento odontológico hospitalar

A primeira boa notícia é que fica assegurada a assistência odontológica a todos os pacientes internados nesses hospitais e também àqueles atendidos em casa, assim como aos doentes crônicos mesmo que não internados. Já não era sem tempo! A segunda boa notícia é que surgem novas oportunidades de trabalho para os profissionais da Odontologia.

A justificativa para a proposta é de que a negligência com a saúde bucal pode aumentar o tempo de internação e piorar o estado de saúde do paciente.

Pela proposta aprovada, as UTIs deverão contar com cirurgiões-dentistas. Já os outros estabelecimentos poderão manter outros profissionais habilitados na área, desde que supervisionados por um dentista.

Veja também: A Saúde Bucal de Crianças Hospitalizadas, no Tio Dentista

Fonte: Agência Câmara de Notícias

UPDATE: AGORA É LEI! 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook