>

Toda documentação é importante, principalmente a ficha clínica, esta deve conter a identificação do paciente e seu histórico médico-odontológico e as radigrafias trazem informações importantes e complementares. De acordo com o código de defesa do consumidor o paciente tem direitos garantidos, os quais no caso de solicitação da documentação, estas devem ser entregues ao paciente.

Porém quando solicitado é importante que o dentista ao entregar faça com que o paciente assine um documento o qual ele fica com a guarda responsável do mesmo.

“É dever fundamental dos profissionais da Odontologia elaborar e manter atualizados os prontuários dos pacientes, conservando-os em arquivo próprio”. Esta no código de ética de odontologia!!

Ok, Toda documentação é importante, mas vamos falar um pouco sobre responsabilidade compartilhada.

Sabemos que o que fica é o que esta escrito, logo por mais que falemos com os pacientes, este quando dobra a esquina já esqueceu e isto vale também para a vida.

Vamos colocar por escrito as recomendações e estas devem ser em duas vias, uma assinada pelo paciente e arquivada e a outra fica com ele.

Vamos citar alguns exemplos :

Termo de responsabilidade – Quando se coloca uma prótese,o paciente deve ser informado que o seu comparecimento para manutenção da prótese é de fundamental importância para a longevidade da mesma.

Manutenção das próteses e tratamento periodontal – Após o tratamento o paciente é ensinado como manter e conservar sua higiene, além das contra indicações para a integridade das próteses e para o periodonto. Coloque tudo por escrito e faça o paciente assinar, depois não haverá desculpas 😉

Manual de instruções para clareamento – Tanto para o caseiro como o de consultório, estas instruções são dadas para que o tratamento de clareamento seja conduzido com tranquilidade e segurança. o paciente deve ler e assinar as instruções antes de iniciar o tratamento.

Contratos de consentimento para tratamentos ortodônticos e implante – Estes são específicos das especialidades.

Recomendações pós-operatórias – Deve ser por escrito e em duas vias.

Consentimento para divulgação de imagem – O paciente deve assinar um termo de consentimento para divulgação de imagem, incluindo fotografias, modelos e radiografias em sites, blogs, aulas e publicações científicas.

IMPORTANTE: por favor, quando encaminhar o paciente SEMPRE mande um relatório por escrito, nada de falar com o paciente e este ser o “intermediário” das mensagens. Vamos ser profissionais, ok?

Gostou? Comente!!

Beijocas

GO GoDIVAS!!

Compartilhe:

Comentários via Facebook