Dente criado em laboratório… a partir de células da gengiva!

Pesquisadores da King’s College de Londres dizem ter conseguido criar dentes em laboratório. A “mágica” é a seguinte: eles combinaram tecido epitelial da gengiva de seres humanos adultos com células mesenquimais de ratos. Em humanos, as células mesenquimais funcionam como as células tronco, ou seja, podem dar origem a diversos tecidos (músculos, ossos, cartilagens)… WHY NOT dentes?

Segundo os cientistas, as células mesenquimais foram programadas para ensinar as células epiteliais a “construírem” um dente. Feito isso, as células foi implantada na boca dos ratos, dando origem a dentes híbridos humanos/de ratos.

Pesquisas anteriores já demonstraram que o tipo certo de células, quando transportado para a mandíbula, pode desenvolver dentes funcionais. Segundo Paul Sharpe, o professor que liderou a pesquisa, a ideia agora é procurar uma fonte acessível de células mesenquimais humanas para que a técnica possa ser usada em clínicas:

“O próximo grande desafio é identificar uma forma de cultivar células mesenquimais humanas para serem indutoras de dentes, já que por enquanto só conseguimos fazer isso com células mesenquimais embrionárias”, em entrevista a BBC.

A pesquisa foi publicada no Journal of Dental Research.

Fonte: Neatorama

Mais sobre o assunto no Profissão Dentista

Compartilhe:

Comentários via Facebook