patricia_idade_osseaA estudante do quinto ano de medicina Patrícia Schwenck de Carvalho, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), desenvolveu um aplicativo que auxilia na estimativa da idade óssea de crianças e adolescentes, para os sistemas iOS e Android. O aplicativo tem como base os estudos dos professores e pesquisadores internacionais Vicente Gilsanz e Osman Ratib.

Patrícia conta que teve a ideia do aplicativo Idade Óssea ao presenciar o atendimento a um paciente durante uma aula da área de endocrinologia. “A partir de uma consulta de rotina para avaliação da idade óssea e estimativa de crescimento de uma criança, pensei na possibilidade de que as radiografias de comparação fossem feitas em um smartphone ou tablet”, relata.

O aplicativo é útil para os médicos e mais ainda para os ortodontistas, que têm na estimativa da idade óssea um dado essencial para determinar o momento ideal de intervir, tanto no sentido de interceptar quanto de corrigir maloclusões e inadequações dento-esqueléticas. A estimativa da idade óssea e do posicionamento do paciente na curva de crescimento e desenvolvimento é essencial nessa tomada de decisão, o que influencia não só o momento da intervenção, mas conduta a ser praticada.

O aplicativo já está disponível para download tanto na App Store quanto na Google Play (custa US$ 7.99). A expectativa da estudante é que o aplicativo se torne popular e seja utilizado em larga escala por profissionais da área médica e da Odontologia. “Nossas atividades diárias consomem cada vez mais do nosso tempo e a quantidade de informações armazenadas aumentam a cada segundo, nesse sentido a tecnologia surge como uma solução, nos auxiliando e trazendo portabilidade”, observa Patrícia.

Bom, eu achei MUITO legal. Minha monografia na especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia teve como tema exatamente a comparação entre métodos de estimativa da idade óssea através de radiografias carpais (Greulich & Pyle x Eklöf & Ringertz), e o livro de Gilsanz / Ratib, usado como base para o app, está lá nas referências bibliográficas… até comprei um exemplar, ele é bem interessante e traz um método de avaliação comparativo, como o do Atlas de Greulich & Pyle, porém com base em imagens geradas por computador (“radiografias ideais” que representam cada idade, digamos assim).

Acesse aqui o site do aplicativo

Leia o resumo da minha monografia aqui –> Métodos de Greulich & Pyle e Eklöf & Ringertz na Estimativa da Idade Óssea (tem link pra download, caso interesse 😉 )

Fonte: Diário de Pernambuco

Compartilhe:

Comentários via Facebook