O criador da famosa manobra que pode salvar alguém de morrer sufocado morreu hoje, aos 96 anos. Henry Heimlich, médico norte-americano, criou a manobra de Heimlich em 1974, uma forma de compressão abdominal que permite expulsar o que está obstruindo o canal respiratório.

Henry Heimlich

Henry Heimlich morreu aos 96 anos

Em agosto, meses antes de morrer, o próprio Heimlich aplicou esta técnica com uma mulher de 86 anos que vivia na mesma casa de repouso do médico. “Imediatamente soube que ela estava sufocando”, recordou então o médico, aludindo ao sucedido com Patty Ris, que se engasgou comendo hambúrguer.

Antigo cirurgião, Heimlich desenvolveu a técnica há 42 anos. Consiste em colocar-se atrás de uma pessoa que esteja com a respiração obstruída, abraçá-la pelo abdômen e comprimir de modo a libertar as vias respiratórias. Muitas pessoas já foram salvas com esta manobra, incluindo, segundo os livros de história, o ex-Presidente dos EUA, Ronald Reagan, que passou por uma situação delicada ao engasgar-se com um amendoim durante um voo no avião Air Force One, que serve a Presidência dos Estados Unidos.

A BBC dá números: a vida de mais de 100 mil pessoas teria sido salva com esta manobra, apenas nos EUA, incluindo as da cantora pop Cher, as atrizes Elizabeth Taylor, Goldie Hawn, Carrie Fisher e Marlene Dietrich, bem como Walter Matthau e Jack Lemmon.

Descanse em paz, Dr. Heimlich. 🙁

Via Publico UOL

Compartilhe:

Comentários via Facebook