Acho que vocês devem ter visto que na semana passada uma criança de 3 anos veio a falecer após uma agulha gengival se soltar da carpule e cair na sua garganta.

Então isso é uma coisa que infelizmente pode acontecer.

Quais motivos podem levar uma agulha a se soltar ou quebrar?

  • Movimento brusco do paciente durante a anestesia;
  • Defeito de fabricação;
  • Agulha mal encaixada na seringa carpule;
  • Dobras ou curvaturas na agulha feitos pelo profissional para ajudar na técnica anestésica;
  • Agulhas muitas vezes esterilizadas perdem a dureza do metal (isso hoje em dia não acontece mais, pois utilizamos agulhas descartáveis).

Como evitar?

Sempre devemos nos utilizar da melhor técnica anestésica e a agulha de tamanho e calibre indicados para a técnica escolhida. Temos que ter em mente que nunca devemos introduzir a agulha inteira no tecido, devemos inserir no máximo 2/3 da agulha.

Quebrou… e agora?

O que fazer nessa hora, como remover o fragmento???

Primeiro de tudo: rezar pra Santa Apolônia para que ela nos proteja e que nada de pior aconteça, e também tentar manter a calma, isso é muito importante. Oriente o paciente a não se movimentar,  não devemos retirar a mão da boca do paciente, sempre mantendo-a aberta.

Se o fragmento for visível, remova-o com uma pinça hemostática. Se o fragmento da agulha estiver perdido e não puder ser removido imediatamente, não devemos fazer incisão ou sondagem; devemos informar calmamente ao paciente e tentar reduzir o medo e a apreensão.

Anote o ocorrido na ficha do paciente, guarde o fragmento remanescente e encaminhe o paciente para um cirurgião bucomaxilofacial, ele(a) irá pedir exames radiográficos para avaliar se a agulha está superficial ou mais profunda para então decidir o que fazer. Pode-se tentar retirar ou optar por deixar que o fragmento da agulha permaneça onde está. Aí será feito o acompanhamento radiográfico para saber se essa agulha está se movendo ou se vai ocorrer o seu encapsulamento.

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook