>
Muitos dentistas argumentam que o provisório não pode ser perfeito, pois o paciente some, pois já esta satisfeito com o resultado, mas isso não justifica, devemos cobrar pelo serviço total e fechar o planejamento documentando tudo. Se for para fazer somente o provisório, cobre por ele. Bom isto já é assunto para outro post ;)).
Na prótese, o paciente meio que casa com o dentista, quando fechamos o planejamento da prótese o paciente deve ser avisado que o tratamento é mais longo do que seria para restaurações. Para evitar frustrações de ambos, dentistas e paciente vamos avisar, ok??
O único problema de provisórios estéticos e funcionais é o paciente se apegar aos mesmos e não querer que o dentista troque pelo definitivo, tudo bem economizamos no laboratório…rsrs brincadeirinha!!! Provisórios estéticos garantem a confiança do seu paciente e a tranquilidade do dentista!!
Coroas provisórias que se deslocam com facilidade e com frequência, nas situações mais incovenientes; desasjustes ou fraturas marginais provocando sensibilidade, inflamação gengival, contatos proximais insuficientes (“nem escovo ou passo fio porque sangra” ), cor que não é compatível com os dentes vizinhos ou antagonistas, com certeza não são elementos que possam contribuir com o sucesso e o bom relacionamento dentista/paciente.
Outro ponto positivo de um provisório estético e funcional é utilizar esta fase da prótese para conscientização do paciente da importância da higienização correta na prótese. Use esta fase para ensinar e treinar seu paciente motivando em relação à sua higiene oral.
Algumas características de um provisório estético e funcional:
Proteção Pulpar: Após o preparo a superfície do dente preparado deve ser limpa com um detergente específico ( hipoclorito) e depois envolvido em solução de água de cal ( hidróxido de cálcio ).
Adaptação cervical: Adaptação correta da coroa provisória mantém a saúde do tecido gengival.
Contorno da prótese: Dois aspectos principais, perfil de emergência e forma e extensão da ameia interproximal.
Ajuste oclusal e polimento: Importante o polimento dos provisórios para preservação da saúde gengival. Na oclusão devemos manter e/ou estabelecer contatos oclusais uniformes, guia anterior e dimensão vertical de oclusão corretos.
Higiene oral e controle da placa bacteriana: A prótese provisória bem ajustada e confeccionada facilita e estimula o paciente a manter sua prótese limpa e livre de placa.
Desde sua confecção até a cimentação da prótese definitiva, o tempo despendido com os provisórios é muito grande, porém vale a pena, ele é o nosso guia!!
Olá! acabei de colocar uma prótese provisória, a qual ficou com os dente incisivo central no lugar do lateral. ficou horrível. Detalhe: paguei por ela. Devo voltar ao dentista e pedirpara fazer outro provisório?
E tem mais : O palato do provisório não encosta no palato da minha boca, ocorrendo assim uma fala assobiada.
Marlene, se há qualquer queixa com relação à prótese, provisória ou não, entre em contato com o seu dentista e relate os problemas.
>oi meu nome e ANDREIA meu dentista colocou um provisorio em mim q eu nao tenho coragem de sair na rua ,ficou horrivel logo os dois da frente e tive q ficar cm eles durante 2 semanas ate colocar outro provisorio esperando o definitivo
o q vcs acham eu teria q ter exigido dele um melhor resultado dos provisorios?
>Boa Dra. Celia!!
Temos que informar sempre aos pacientes, daí fica mais fácil exigir.
Beijos
>A-DO-RO fazer provirórios, mais que o definitivo. Depende só de mim.Tem o meu lado protética aí. Chato é quando o paciente volta com aquele prov. que era quase perfeito, com oito camadas de super bonder o o cara de pau diz que caiu ontem.:(
Eu sempre cobro e aviso que dura de 3 a 5 meses.
>Me interessei por esses truques para fazer um provisório!
>Também gosto de fazer provisórios… dá trabalho mas me divirto! Se o paciente não voltar, ele que assuma com as consequências, né?! O que eu não consigo é fazer um "feinho" só pra garantir que o paciente volte… 😀
>ôo eu gosto de fazer provisório! hahahah tá bom, dá um pouco de trabalho,mas fica tão bonitinho! 😀
>Gostei das dicas, algumas delas eu ja usava aqui…as vezes acontece do paciente sumir mesmo qd o provisório é mt bem feito, mas depois ele volta, nem q seja um ou dois anos depois,,,,pois mesmo sendo bem feito, não deixa de ser provisório, e um dia cai ou quebra….
>Não é não Tai!!!
Depois que aprende uns truques você tira de letra 😉
Vou postar umas dicas depois!!
obrigada pelo coments!
Beijos
>O provisório é importante e tudo, mas que é chato fazer um, isso é!