>

Como ser atraente? 10 fatores de atratividade do rosto.

( A VISÃO DA ORTODONTIA)

Desde os primórdios, a análise facial tem sido usada por profissionais para diagnóstico e auxílio no tratamento ortodôntico. O objetivo é atender ao principal motivo que leva o paciente ao consultório do Ortodontista: a estética facial.

Por outro lado, o profissional estará analisando, além da estética, a função (essencial para a saúde da boca), pois ele já sabe que um sorriso estético é primordial para a auto estima, ainda mais na sociedade moderna.

Atualmente, é aceito pela no meio ortodôndico que a análise facial é mais importante que a análise cefalométrica no diagnóstico e planejamento do tratamento, pois os números nem sempre traduzem a face de um paciente.

Para o professor Doutor pela FOB-USP Hélio Scavone, a análise das características faciais constitui uma etapa imprescidível durante o diagnóstico e planejamento de tratamentos ortodônticos e ortopédicos faciais, associados ou não a cirurgias ortognáticas. “Sua grande importância reside no fato de que os principais objetivos destes tratamentos englobam não somente a posição dos dentes em suas bases ósseas, mas, também, a melhor hamornização possível da configuração facial do paciente, particularmente no terço inferior da face, tendo em vista nossa maior influência nessa região“, explica. “Deste modo, as informações geradas pela análise facial do paciente podem alterar completamente um plano de tratamento incialmente elaborado com base apenas nas observações das relações entre os dentes“, completa.

Em casos onde há indicação de cirurgia ortognática, a análise facial torna-se imprescindível e, em casos border line (limítrofes), junta-se a queixa do paciente para decidir ou não pela cirurgia.

Há casos onde o paciente tem uma mordida excelente, mas a face esteticamente desagradável. Nesses casos, não é função do ortodontista tratar, mas sim um cirurgião plástico.

O professor Doutor pela FOB-USP Alexandre Moro, baseado nos artigos de Ackerman e Proffit, cuja linha de pesquisa se concentra na análise facial, enumerou 10 fatores de atratividade facial:

  • Tamanho do nariz e do queixo – Quando alguém tem um nariz e queixo grande, é preferível uma boca com perfil mais cheio.
  • Pouca maxila ou excesso de mandíbula – Os lábios ficam pouco atrativos e pode-se considerar cirurgia nesses casos.
  • Deficiência de mandíbula moderada – Os ortodontistas sempre enxergam uma melhora no perfil com o avanço de mandíbula. Já os pais e paciente não enxergam melhora significativa.
  • Lábio superior que se inclina para trás (lábio murcho) – Nesses casos não é recomendável extração de dentes, pois pode piorar o perfil.
  • Falta de sulco lábio-mentual não é estético – Ocorre em pessoas de face longa ou dentes inferiores para frente. Quando o ortodontista os posiciona para trás, melhora o perfil.
  • Linha do sorriso extremamente alta mostrando grande quantidade de gengiva não é estético.
  • Lábio inferior evertido não é atraente. Ronaldinho Gaúcho é um exemplo (aliás, se encaixa perfeitamente na sessão NÃO DIVOS por ir contra a, praticamente, todos os itens citados)
  • Boca cheia, com lábios finos, não é estético – Movimentar os dentes para trás irá envelhecer o paciente precocemente, pois a impressão dos lábios finos irá aumentar e envelhecer a face.
  • Maxila e mandíbula para frente não é estético – Nesses casos, se houver apinhamento dental, extração faz-se necessária.
  • Procedimentos cirúrgicos como cirurgia de nariz, de queixo, liposucção, aumento da maçã do rosto, levantamento e aumento de lábio, terão efeito mais dramático na face. Portanto, se a queixa do paciente for essa, a possibilidade de um tratamento cirúrgico facial estético deve ser levantada.

Ana Paula Arósio tem um lado do rosto diferente do outro (ou seja, assimétrico), enquanto Carolina Dieckman tem as 2 metades do rosto praticamente iguais (ou seja, simétrica). Isso torna Ana Paula Arósio feia? De jeito algum… DIVA!

A conclusão é que simetria facial não necessariamente tem a ver com beleza. Beleza a gente sente, é o que nos é agradável aos olhos… O cérebro não percebe a assimetria, pois beleza é a soma de sentimentos e não de números.

Texto gentilmente cedido pelo nosso colega, DIVO, blogueiro e, particularmente, MEU VETERANO DE UNESP-SJC, Dr. Alexandre Fukuzo Koga (@Ortociakoga), especialista em Ortodontia. Conheça mais sobre ele!

Compartilhe:

Comentários via Facebook