>
Imagem Original (Imagem Modificada)
“Joaquim José da Silva Xavier / Morreu a vinte e um de abril / Pela independência do Brasil!” CHORA CAVACO!
E com os primeiro versos do samba enredo do Império Serrano de 1949 o Blog ODONTODIVAS traz sua homenagem ao Patrono da Odontologia no Brasil.
E o cavaco está chorando e o coro comendo na casa de Noca há tempos na Odontologia. Fazendo uma pesquisa mais profunda sobre Tiradentes, descobri que além de dentista, ele também era farmacêutico, minerador, comerciante, militar e o que todos sabem, ativista político. Será que em 1700 e vovó garotinha os “arranca-dentes” já eram explorados pelas operadoras de plano odontológicos da Monarquia e só recebiam 17,78 contos de réis por uma extração, fora os impostos reais e por isso tinham de atuar em outras áreas para complementar renda?
É, o Joaquim foi o primeiro a dançar mas se nós dentistas não abrirmos o olho e não enxergarmos com mais seriedade os absurdos que cercam a nossa profissão, seremos os próximos a ficarmos com a corda no pescoço!
Beijos e bom feriadão Dentistaiada!
[…] https://www.odontodivas.com/2011/04/salve-tiradentes.html […]
>Oi Divas: falando agora com a Juliana, contei a ela a história do Tiradentes como "odontólogo" e não o que sugere seu apelido. Ela me pediu contasse isso por achar a opinião interessante. Ao contrário do que o apelido faz hoje supor, Joaquim José não era apoenas "extrator de dente estragado" como já o ouvi classificarem. Menino, ele foi criado por seu padrinho Sebastião Ferreira Leitão que era um dos mais renomados dentistas do Brasil Colônia, ainda que clinicasse em Vila Rica. Com ele aprendeu as técnicas – ainda rudimentares à época – e deu sequência a isso, ajudando seu protetor. Mais tarde, exerceu a profissão como "dentista itinerante" e nunca a abandonou mesmo quando comereciava no caminho do Ouro e até mesmo depois de sentar praça no Batalhão dos Dragões do Vice-Rei. Nos "Autos da Devassa da Inconfidência" estão diversos depoimentos que mostram que Joaquim José não apenas "tirava dentes", mas sim, tratava da saúde bucal e física de seus amigos e pessoas pobres, carentes. Ganhou fama de "curador" pelo que sabia da fisiologia humana aprendido com o exercício da odontologia prática. Naquele tempo, sem CRO, dentista não era profissão regulamentada e exercê-la virou paixão do alféres. No Rio, pouco antes de ser preso, recebeu apoio da mãe de uma menina que curou ao tratar-lhe uma infecção bucal gravissima e que caminhava, pelo que se depreende, para a septicemia. O curioso é que ao ser preso ele trazia alguns instrumentos, entre eles um boticão importado e uma espécie de bisturi que foram considerados "armas" . E ele sempre os levava consigo juntando-os a pós curativos (não se sabe quais)…. Enfim, Tiradentes era mesmo ODONTÓLOGO o tanto que o permitia o conhecimento da odontologia à época quando a medicina engatinhava em princípios e conhecimento. Não era só um "arracandador" de caninos…
>Eu vou partir pro ramo do stand up comedy… vou contar as histórias da minha mãe… kkkkkkkkkkkkkkkk Paulo Gustavo que se cuide! hehehehe
>CHORA CAVACO!!!!!!!!!!
Só chorando mesmo, ou rindo muito! Pq a grande maioria tá na situação.
ODONTOLOGIA,BORA ACORDAR AE NÉ?
Eu to partindo pro ramo do make…
>O exercicio da Odontologia está pela hora da morte!!!
Homenagem simples das Divas "Tratadentes" mais rosa do mundo.
Uhuhu é nóis!!!