>

Enfim, o primeiro desafiado! Paulo Filho, o @pgfilho, do #PodCuspir, e a famosa Torta Capixaba, tradição do Espírito Santo na semana Santa!
Peço desculpas pela edição do vídeo, tive que achar um plug in pra fazer o download da lista de reprodução do Youtube do Paulão e editar os 7 vídeos juntos. Pra fazer isso tive que baixar um conversor e bem, eu não queria pagar por um então ficou aquela faixa ali embaixo. Quem quiser ver os vídeos direto do canal do Paulão, é só clicar aqui

Segue o texto do desafiado!
“A história de um desafio (ou  “Como me convenceram a fazer torta capixaba”)

Então…

Há alguns meses, conversava com a turma do #odontochat e entre elas, estavam algumas das divas, a saber @ninacris, @marjo_lanzarin e @julemes. Comentei que no Espírito Santo temos um prato para época da semana santa que nao existe mais em lugar algum: a torta capixaba. Expliquei pra elas mais ou menos do que se tratava e que neste ano glorioso de 2011, eu tava pensando em fazer aqui em casa.

Essas palavras me fizeram transformar no “Mr. Pra Quê?” PRA QUÊ EU FUI FALAR ISSO?!

A Nina, com sua habitual boa vontade em fazer hora com minha cara, me desafiou a fazer. Até aí, tudo bem. Mas dona Marjorie e dona Juliana queria registro do processo. Ok.

Uma receita basicamente simples, porém trabalhosa de ser feita. Deliciosa de se comer.

Minha resposta foi uma só: 


Então, na quinta feira prévia à semana santa, acordei às 8 da madrugada (dia de folga, acordar antes das 10 da manhã é madrugada pra mim) e fui pro mercado da Praia do Suá. Excelente. Tudo fresco, preços interessantes, uma maravilha.

Chegando lá, encontrei algo interessante para um fazedor de torta de primeira viagem: um kit torta capixaba por 30 merréis. Continha sururu, siri desfiado, camarão médio com e sem casca. Deveria ter caranguejo desfiado também, mas estávamos em época de defeso do carango, então, não comer agora para poder comer sempre. Como não vinha o peixe, decidi comprar 4 postas de badejo para fazer a torta no melhor estilo #soufoda.

Levei pra casa, passei no mercado, comprei umas cervejas e lá fui eu preparar. Seguindo a lógica fui procurar uma receita. Vamos lembrar que eu só entendia do fator comer e nao do fator cozinhar a torta. Encontrei a receita abaixo:

Ingredientes da Receita de Torta Capixaba

-Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto
-½kg de palmito natural previamente cozido
-200gr de siri desfiado e cozido
-200gr de caranguejo desfiado e cozido
-200gr de camarão cozido
-200gr de ostra cozida
-200gr de sururu cozido
-200gr de badejo desfiado e cozido
-500gr de bacalhau desfiado e cozido.

Obs: para cozinhar esses ingredientes, faz-se as moquecas de cada um e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.

Como Fazer Torta Capixaba

Modo de preparo: Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão. Leve ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência.Junta-se, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco e misture uma parte da espuma de 6 (seis) claras em neve com as gemas.

Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa. Cozinha-se à parte 6 (seis) ovos (que servirão apenas para enfeite) juntamente à azeitona e umas rodelas de cebola.

Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem coradinha. Este prato é especialmente servido pelos capixabas por ocasião da Semana Santa.

Fonte: http://www.receitastipicas.com

Aí voce pensa: tá fácil. P*rra nenhuma.

O primeiro passo ja está errado. Voce vai começar por dessalgar o bacalhau. E porque o palmito, que é a base da receita, tem que ser fresco. O palmito em conserva não tem o mesmo sabor e pode passar no sal. Então, voce precisa antes de tudo, conseguir palmito fresco e de replantio, porque palmito nativo é proibido, dá cadeia e está em extinçao. Voce então descasca o palmito da melhor forma possivel, até chegar na parte mais mole do miolo. Ao chegar ali, corta fora cerca de 4 dedos de cada ponta, por ser mais duro/fibroso e normalmente estar mais escuro. Para evitar que ele escureça e fique ruim, voce põe pra cozinhar com vinagre rapidinho, senao dá zebra.

Abra uma cerveja depois disso. Voce merece.

Bacalhau dessalgando, palmito cozinhando rapidamente (na receita 5 minutos. no meu jeito, foram uns 15), parti pra fazer as moquequinhas. Outra adaptação: na receita tradicional, a instrução é de fazer cada moquequinha em separado e retirar o caldo de cada uma. Mas, devido ao fato de eu fazer pouca quantidade de cada, pensei “É ruim de eu fazer moqueca com 200g de cada ingrediente, heim?” e fiz duas, unindo os bichos por afinidade: uma pequena de badejo e camarão e outra pequena de siri e sururu. Procedimento padrão: azeite, tomate e cebola picados, tempero verde e os bichim do mar. Sal depois de julho (a gosto). =D Lembrando de usar uma panelinha de barro OU uma panela refratária e com cuidado pra nao deixar morrer no fogo alto.

Ok. Moquequinhas a caminho, vamos desfiar o bacalhau que já dessalgou e tirar o caldo do palmito que foi cozinhar picado. Toda ajuda é bem vinda nesse momento. Para tirar o caldo do palmito, voce pega um pano branco limpo (ó-be-ve-o), o coloca ali e embrulha. Depois TORCE. mas com força suficiente pra que ele fique seco dentro do pano. Enquanto isso, tem alguém desfiando o bacalhau.

Nao precisa nem dizer que com moqueca sendo feita, nessa hora o cheiro já está matando todo mundo e a cozinha tá quente pra dedéu. Ao terminar de espremer o palmito, é hora de abrir outra cerveja, ir na área de serviço, fumar um cigarrinho. Enfim, relaxe, pois a próxima etapa é punk.

Moquecas prontas, é hora de secar o máximo de caldo delas. Aí o bicho pega. O processo é parecido com o palmito, mas o palmito já estava frio. As moquecas estão *quentes*. Então, outro pano limpo e espremi as moquecas em separado no mesmo modelo. Lembrando que o peixe dem que ser desfiado nesta etapa. Pode ser antes ou depois de secar o bicho, mas lembre-se de desfia-lo. Tive a manha de fazer isso recolhendo o caldo pra congelar. Vai que depois me dá vontade de um risoto ou de uma sopa? Já tenho um mega caldo fodão guardado. #fikdik =))))

Começa a ficar fácil: palmito está seco, os frutos do mar serão misturados todos juntos. menos o bacalhau, que estará desfiado e reservado ao lado. Hora de abrir mais uma cerveja.

Picar a cebola que sobrou (no meu caso, uma e meia) bem pequena, e fazer o tal refogado que ele cita na receita, acrescentando na sequencia:

– palmito
– refoga até reduzir a água
-mariscos e peixe
– refoga até reduzir a água de novo
– bacalhau
– idem.

Agora, estamos na etapa final (U-HU! \o/). Vamos lá: bata seis claras em neve, enquanto espera o refogado de frutos do mar esfriar um pouco. Enquanto a batedeira faz o serviço sujo pra voce, pega aquela panela de barro esperta ou um refratário bom e manda nele aquela filetada com um azeite BOM (esqueça esses óleos compostos e afins). Espalha pelo fundo com um cadinho de excesso, pouca coisa.

Neste momento, acenda o forno em fogo alto e abra mais uma cerveja.

Assim que a sua mistura de mariscos tiver esfriado um pouco, voce acrescenta mais ou menos 2/3 da clara em neve que voce bate. Faça-o aos poucos, senao a clara nao mistura pq o calor a cozinha.

Feito isto, colocar na panela/refratário que voce azeitou. Enforme, fazendo uma ligeira pressao para compactar um pouco o recheio.

Cubra com as claras em neve que sobraram e decore com rodelas de cebola e azeitonas. Leve em forno alto o tempo suficiente para que a cobertura de clara fique douradinha.

Hora de preparar a mesa e dentro de uns 10 a 15 minutos, voce já pode tirar e se servir.

Esse foi meu desafio das Divas. Minha opinião pessoal: é uma receita muito boa. A ausencia de alguns ingredientes, como caranguejo e as ostras, nao comprometeu. Unica coisa que desmotiva: é muito trabalhosa para fazer pra pouca gente. Com pequenas porçoes, comemos bem em 3 pessoas, sobrou ainda para mais duas e deu o mesmo trabalho que dá pra preparar para 10 ou 12 pessoas.

Então, é isso. E se algum dia rolar um encontro da moçada, a Marjorie já me fez prometer que eu faria essa receita. To cada vez mais ferrado com essas divas… =o)))”

E então pessoal??
Na minha opinião ele se saiu MUITO BEM, e a réplica dele foi…. desafiar eu, @marjo_lanzarin, a… bom, vocês logo saberão! Nunca fiz isso na minha vida, vai ser hilário! Se o meu esmalte resistir já está de bom tamanho hehe! Aguardem!

#goDIVAS!! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook