Todo dia tem uma receita nova na Internet pra clarear os dentes. É casca de banana, esfoliação com morangos, bicarbonato de sódio, carvão…

Há alguns meses tem circulado na web uma lista dos supostos benefícios da água oxigenada: cicatrizante, desinfetante, anti-fúngico, antisséptico, descongestionante nasal e, é claro, serve para clarear os dentes. Serve?

Água oxigenada clareia os dentes?

Água oxigenada nada mais é que peróxido de hidrogênio em solução aquosa. Sabe o que os dentistas usam pra clarear os dentes? Peróxido de hidrogênio. Mas… água oxigenada clareia os dentes? NÃO.

A água oxigenada que se compra na farmácia não se encontra na forma adequada, porque é líquida, e não tem a concentração necessária pra clarear dentes. A concentração da água oxigenada comum de 10 volumes é de 3%, e a usada em clareamentos dentários costuma ser de 35% (equivalente a 130 volumes).

Faz nem cosquinha.

“Ah, mas não faz mal tentar!”

Faz. Mal para os dentes, porque as soluções comerciais de peróxido de hidrogênio tem pH em torno de 5, o que quer dizer que são ácidas, e mal pra gengiva, porque causa descamação e tem efeito erosivo, o que pode levar a ulcerações. Por isso é que o dentista isola a gengiva quando faz clareamento no consultório.

“Ah, mas a água oxigenada é um poderoso cicatrizante e antisséptico!”

É nada! Ela é ruim como cicatrizante e tende a formar marcas e cicatrizes. Ela até pode limpar uma ferida, mas como antisséptico tem “n” opções melhores. O que a água oxigenada faz é agredir quimicamente o ferimento, além de ser um agente co-carcinógeno, ou seja, ela potencializa o efeito de indutores de câncer de boca, como o tabaco e o álcool. Imagina fazer bochecho com isso?

Quer fazer clareamento dental responsável? Procure um dentista. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook