Pergunta besta, né? Quem dera.

A pandemia tem escancarado algumas coisas. Uma delas é a forma como o cirurgião-dentista é percebido pela população em geral. O que tenho observado é que as pessoas simplesmente não sabem o que faz um dentista, ou apenas se detém ao óbvio.

Lá em 2012 eu escrevi um texto chamado Dentista Não Cuida Só de Dente. Nesse texto eu falei sobre as várias disciplinas pelas quais o acadêmico de Odontologia passa na faculdade, e como a maioria dessas disciplinas não têm a ver, diretamente, com dentes. A gente estuda Fisiologia e Anatomia gerais, Farmacologia etc., tudo isso apontando, mais à frente, para o sistema estomatognático, o motivo de todo esse estudo. Em 2017 esse texto virou vídeo, e minha intenção era – e continuou sendo – apenas mostrar para as pessoas que o dentista trata o paciente todo, não uma boca cheia (ou vazia) de dentes. Porém, esse vídeo de 1 minuto de duração teve um efeito colateral que eu realmente não esperava (até porque isso não aconteceu com o texto): um pequeno exército de descontentes. De um lado, recebi muitos elogios de colegas dentistas e, do outro, várias críticas de gente que apenas supõe o que um dentista estuda. Ah, o “horror” em descobrir que olhamos além dos dentes…

Mas por que eu contei isso pra vocês? Porque eu sinto que as pessoas – outros profissionais de saúde, inclusive – PRECISAM saber o que o dentista faz. Isso evitaria tantos “mal entendidos”…

Já ouvi gente dizendo que o ideal, “pra garantir”, é tirar dúvida com um médico anestesiologista sobre anestesia local odontológica;

Já ouvi fonoaudiólogo dizendo que dentista não pode orientar sobre mastigação, só sobre “problemas nos dentes”;

Já ouvi de colegas dentistas, em meio de à pandemia, que lhes foi negada a possibilidade de comprar máscaras N95 em lojas de bricolagem / ferragens porque “só estamos vendendo para profissionais da saúde”. (…)

Já ouvi de médico que a diminuição a ZERO de casos de pneumonia relacionada à ventilação mecânica em pacientes de UTI, contando com dentistas na equipe multidisciplinar, é a mais pura coincidência. E qual foi uma das primeiras decisões gerais (praticamente um consenso) ainda no início da pandemia da COVID-19? Mandar os “dentistas de hospital” (que são poucos) pra casa por tempo indeterminado. Uma doença que, em sua fase tardia e mais grave, exige ventilação mecânica!

As pessoas não fazem ideia do que faz um dentista.

Mas é muito fácil apontar o dedo para os outros. É preciso reconhecer que o problema começa no cirurgião-dentista. Se as pessoas não compreendem bem o que a gente faz, se não somos inicialmente percebidos como profissionais da saúde… talvez o motivo seja não passarmos essa imagem. Não nos comportarmos como tal. Não tratarmos saúde como prioridade.

Talvez. Acho que aí vale uma autorreflexão.

Vocês viram o vídeo motivacional do Ministério da Saúde dizendo que os profissionais de saúde “não fogem à luta”? Foram citadas todas as profissões inclusas na estratégia de enfrentamento à COVIDmenos os dentistas. O então ministro Luiz Henrique Mandetta pediu desculpas pela gafe, ressaltou lá do jeito dele a nossa importância, depois corrigiram o vídeo (mais ou menos, porque meteram um odontólogo lá que não é nem o nome da profissão no Brasil) e tal. Esqueceram do dentista!

Vocês viram que o Banco Itaú tem uma ação chamada Heróis da Saúde que concede benefícios para os seus correntistas que são profissionais da saúde? Diz lá que “… médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistente sociais, psicólogos, técnicos de Raio-X (sic), nutricionistas, fonoaudiólogos e biomédicos podem usufruir desses benefícios”. Caso você seja da área mas ainda não tenha tido acesso aos benefícios, deve preencher um formulário requisitando-os. Porém, nesse formulário, até ontem (e depois de muita reclamação), sequer existia a opção cirurgião-dentista. Deixaram o dentista de fora!

Algum paciente seu já foi barrado na farmácia quando apresentou uma receita sua pra comprar medicação, mesmo que a lei 5081/66 lhe garanta a prescrição de qualquer medicamento (exceto retrovirais, medicamentos da lista C4 portaria 344-98 da Anvisa)? Desrespeitam o dentista!

Algum paciente seu já teve pedido de exame negado por convênio de saúde porque você é dentista? Negam o direito do dentista!

Perceberam o padrão?

Somos esquecidos, preteridos, desrespeitados, nos negam o que é nosso… eu confesso: estou cansada. Não quero mais lembrar ninguém de me citar no vídeo, de me incluir na campanha, de aceitar minha prescrição ou requisição de exame. Não quero mais brigar por essas coisas, entende? Se esses são meus direitos, eu não deveria ter que exigi-los.

Cansei.

EU SOU PROFISSIONAL DA SAÚDE. E no que depender de mim, vou promover saúde por onde eu passar, até enfiar na cabeça de gente “distraída” que meu trabalho é esse, independentemente do procedimento / tratamento que executo.

SEJA um profissional da saúde. Não deixem que convençam você do contrário.

Compartilhe:

Comentários via Facebook