Recebemos esta dúvida de uma leitora pelo e-mail do blog, e acredito que muitos passem pela mesma coisa na hora que a lista de material chega e lá encontra-se o item mais caro: o Kit Acadêmico.

Kit Acadêmico KaVo

A grande dúvida é sobre qual marca comprar, se vale a pena comprar um kit mais caro ou um “kit baratex” e depois de formado investir, push botton ou não, enfim… vou falar por mim, opinião pessoal.

Na faculdade falavam-se em duas marcas: KaVo e Dabi Atlante. A KaVo era a marca mais usada pelos acadêmicos de Odontologia da ULBRA-Torres, seguida pela Dabi. Perguntei pros meus colegas e a maioria foi orientada a comprar KaVo, pois na época a única Dental de Torres tinha assistência técnica dessa marca. Comprei KaVo.

O push botton era novidade e por isso um pouco mais caro. Comprei esse pois consegui uma promoção. Tempos depois de uso: pra mim não faz diferença. Gosto dos broqueiros, mas é um item a mais para se ter sempre por perto. Se você está clínica de dentística e deixou cair no chão fuuuu….

O da Dabi é bom porque era mais leve. Beeeeem mais leve que o da KaVo. Logo que a gente começa a treinar cavidades nos modelos isso faz diferença. E na minha época também eles começaram a fabricar os kits coloridos em rosa e azul, e isso fez com quem estivesse entrando na faculdade optasse por eles por serem mais bonitos.

Com os “kits baratex” eu tive contato quando comecei a trabalhar no SUS. Funcionam bem até começar a dar problema. Quando isso acontecia ficava muito tempo sem no posto, pois era mais difícil de se conseguir peças e muitas vezes tinha que comprar tudo de novo (por exemplo, trancou a baixa rotação e precisava de uma peça nova e não tinha, era preciso comprar uma baixa nova).

O meu kit KaVo usei nos 4 anos e meio de faculdade e uso até hoje. Acabei comprando meu consultório inteiro da KaVo, pois sempre tive contato com essa marca desde o começo da minha vida profissional. Temos a tendência de gostar daquilo que vamos nos acostumando a usar, e hoje, mesmo os kits da Dabi sendo mais bonitos e leves não trocaria o meu. Uma porque a manutenção da Dabi na minha cidade é péssima, e outra porque me acostumei com a caneta pesadinha da KaVo, sinto mais firmeza na mão.

Claro que também tive problemas com o meu kit, afinal são 9 anos com o mesmo kit. Ganhei uma turbina nova (push botton também, como meu kit acadêmico) quando comprei meu consultório, mandei consertar o micro motor e a baixa rotação e comprei uma peça reta nova pois a minha se desgastou de tanto esterilizar para cirurgias. Não tenho problemas com a manutenção da KaVo na minha cidade, nem pra cadeira nem pras minhas turbinas.

Vocês devem estar se perguntando “Mas as OdontoDivas sortearam um kit acadêmico Ruca e não falaram dele, será que é bom?”. Gente, eu Marjorie Lanzarin não conheço ele, não posso opinar sobre. Mas ele funciona como todos os outros, e pra quem mora em grandes cidades vale a pena também. Em Torres não tinha, e em Passo Fundo não vi.

Enfim, minha dica é: independente de marcas, compre um Kit Acadêmico que tenha uma manutenção fácil, próxima a você. E tome cuidado pra não deixar cair no chão, os rolamentos são muito sensíveis! Lubrificar diariamente também é muuuuito importante! Isso vai fazer com que o seu kit dure mais 😉

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook