A tentativa de fraude não chega a ser novidade, mas continua fazendo vítimas por aí. O golpe da lista telefônica também ronda o consultório do dentista!

O golpe da lista telefônica

Recebi uma ligação de uma colega me contando uma história muito parecida com essa:

Uma pessoa, dizendo ser funcionário de um cartório (que geralmente fica em outro estado), entra em contato via telefone informando  a vítima sobre o protesto de um título em seu nome. A tal dívida corresponderia ao não pagamento de vários boletos, dos quais a soma geralmente fica próxima aos R$ 1.000,00, e seria referente à contratação de um serviço de divulgação de médicos e dentistas, do tipo “telelista”. Obviamente, a pessoa alega se tratar de um engano, pois nunca contrataou esse tipo de serviço.

O interlocutor informa, então, que ~~existe~~ um contrato assinado em seu nome, geralmente com data de 2 ou 3 anos antes, e que já havia sido enviada em nome da vítima uma intimação. E pasmem: o golpista afirma ter, inclusive, um comprovante de recebimento da tal intimação com assinatura da secretária do consultório. Ele sabe seu nome, seu CRO, quando você se formou, o seu endereço, o endereço do consultório, o nome do seu cachorro, e por aí vai.

Também, por ocasião do contato, são fornecidos todos os dados da empresa que presta os tais serviços de divulgação (que geralmente existe, mas que, claro, não tem nada a ver com isso), bem como o nome do tal cartório (que existe também). Tudo “é quente” e pode ser verificado.

A essa altura o colega já está totalmente convencido de que “alguém” usou os seus dados e ele vai ter que arcar com o prejuízo.

Então o suposto funcionário do cartório dá o ultimato: se o pagamento não for realizado no mesmo dia (consideremos aí o horário bancário), o título vai ser protestado. Pra “facilitar”, ele fornece o número de uma conta bancária para a realização do depósito.

E aí o final da história depende… ou você pagou e caiu no golpe ou você checou essas informações no Google e descobriu que tudo não passava de enganação. Minha colega ligou para o tal cartório e, antes que ela terminasse a frase “um funcionário daí me ligou informando sobre um título protest…” a funcionária (de verdade) já avisou: é golpe. Cartório algum liga para a sua casa ou para o seu consultório avisando sobre títulos protestados. Abra o olho.

Fica o alerta.

UPDATE em 24/10/13: vejam o relato “parecido” da colega, abaixo. É bom pra considerarmos as possíveis variações do golpe:

Relato (Facebook)

Compartilhe:

Comentários via Facebook