Aproveitando a deixa da revista “Veja São Paulo”, onde o empresário Alexandre Almeida,  o ~Rei do Camarote~ mostrou como torrar sua grana e, também, a palhaçada que isso se tornou nas redes sociais, vamos falar sobre a parte séria da coisa.

De acordo com o playboy empresário, vários são os fatores que “agregam valor ao camarote”.

Que tal levarmos isso para o nosso consultório?

Agregando valor e fidelizando clientes!

Agregando valor e fidelizando clientes!

O nome disso é Marketing é essa é uma ferramenta fundamental, nos dias de hoje, para o sucesso do seu negócio. O paciente se tranformou em cliente pelo simples fato de ter poder de compra e decisão de manter ou não sua relação com um profissional. Num país com mais de 200 mil Dentistas sendo que, desse número, mais da metade se encontra na região Sudeste, faz-se necessário usar de ferramentas que, além de atrair novos clientes, fidelizem os antigos.

Ou seja: se você não investir em marketing na sua clínica, você será mais um profissional fadado ao insucesso. Preste atenção: quantos colegas você não conhece que, de uma hora pra outra, fecham as portas do consultório e procuram outra atividade que lhes seja mais “rentável”? E por que alguns colegas, simplesmente, crescem no ramo?

A Odontologia não é um mercado ruim. O problema é que a grande parte dos profissionais ainda acha que ser um bom tecnólogo resolve o problema. Concordo que um dentista “meia boca” terá uma clientela restrita. Um dentista empreendedor, encantará pacientes e terá sucesso na sua vida profissional, podendo dar-se ao luxo de férias, viagens e conforto, coisa que todos nós desejamos né?

Veja bem: o Dentista deixou de ser o profissional que, apenas, executa o trabalho técnico do consultório. Hoje, o Dentista é um ADMINISTRADOR, um vendedor do seu produto e, por isso, precisa aprender como investir seu dinheiro para obter lucro.

Como dizem, o Sol nasce pra todos, mas o ar condicionado é privilégio de poucos.

Agregar valor nada mais é que usar de meios que convençam seu paciente de que, sendo SEU cliente, ele estará ganhando em qualidade de vida, afinal de contas, o mercado da Saúde entrou na dança do comércio.

Os 10 mandamentos do “Rei Da Odontologia” são:

  • Atualize-se profissionalmente, mas não acredite que isso é o suficiente.
  • Procure entender as necessidades e expectativas do seu cliente e, principalmente, saiba que cada cliente tem uma expectativa, portanto, tratá-lo com individualidade é o X da questão. Não adianta oferecer o mesmo serviço a todos os pacientes sendo que cada um tem uma necessidade.
  • Treine sua equipe para atender BEM o cliente. O paciente quer um agrado, todos queremos. Uma linguagem simples porém explicativa, um sorriso, uma boa recepção, acolhimento. Isso tudo faz com que o paciente sinta-se à vontade para retornar ao seu consultório.
  • Crie um ambiente agradável e acolhedor, estético e funcional. Uma boa decoração, acessível à portadores de necessidades especiais e, principalmente, um ambiente conectado. A grande maioria dos clientes possuem celulares e tablets com acesso à internet e entretê-los, além dos habituais jornais e revistas, é sim um diferencial.
  • Apareça. Seu trabalho, sua clínica e sua equipe precisam, nos dias de hoje, estarem à vista! Entenda com isso que é hora de você ter seu trabalho divulgado nas redes sociais, em sites e blogs.
  • Seja amigável, dócil e procure, de forma simples, esclarecer as opções de tratamento ao seu cliente. Mostre a ele que a Odontologia dispõe de um leque de procedimentos que podem atender às necessidades e expectativas dele.
  • Relacione-se com seu cliente: não é “futilidade” enviar cumprimentos pelo dia do aniversário, cartões de Natal, etc. Cative-o.
  • Padronize seu consultório: do uniforme à linguagem. Tudo precisa estar em perfeita harmonia para atender seu cliente.
  • Crie sua Identidade. Hoje dispomos de inúmeros profissionais que criam sua marca, que ajudam você, Dentista, a ter uma imagem relacionada ao seu nome.
  • Invista em Marketing, estude sobre. Marketing não é gasto. É a única ferramenta que vai agregar valor ao seu trabalho. Através dele, você vai conhecer seu cliente, oferecer o melhor e mais adequado serviço e, com isso, fidelizá-lo.

Hoje, o custo em si (entenda DINHEIRO) pouco importa ao cliente, a partir do momento que ele entra num estabelecimento que ofereça a ele mais do que ele procura.

Um paciente, quando “encantado”, promove a melhor das propagandas que existe: o “boca a boca”. Seja ele um paciente particular ou um paciente de convênio, não importa. Ele, se gostar do seu atendimento, da sua equipe e do seu trabalho, vai indicar outros pacientes. E isso vira uma rede.

Invista em Marketing e comemore, no maior estilo “Rei do Camarote” (nem tanto) com a sua equipe!

Se ele gasta 50.000 na balada, imagina o quanto ele não pode gastar no seu consultório?

Se ele gasta 50.000 na balada, imagina o quanto ele não pode gastar no seu consultório?

A Odontologia tem mercado. Basta você ser diferente dos muitos ao seu lado.

Aproveite o DMM – Dental Marketing Meeting, evento que acontecerá em São Paulo, nos dias 23 e 24 de Novembro, para entender um pouco sobre o tema. O evento contará com a presença de profissionais importantes no ramo, dentre eles a Diva Marjorie Lanzarin, o Dr. Fabrício, do blog Vida De Dentista e o Dr. Luis, do blog Dicas Odonto!

Compartilhe:

Comentários via Facebook