Depende do ponto de vista.

Você já deve ter lido umas 415 versões diferentes da notícia que abalou o mundo entre ontem e hoje: um adolescente indiano teve 232 dentes extraídos. OLOKO.

A história é a seguinte: dentistas indianos (de verdade, não daqueles que a gente vê em vídeos no YouTube ~atendendo~ no meio da rua) extraíram 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos, em uma operação que durou sete horas. Ashik Gavai chegou ao hospital com o rosto inchado, isso segundo disse à BBC a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, Sunanda Dhiware. O adolescente vinha tendo dores já havia 1 ano e meio, mas os médicos da aldeia em que ele mora não identificaram o problema.

“O incômodo de Ashik foi diagnosticado como um raro tumor odontogênico em que em uma única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno”, disse Dhiware“Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós os guardamos, eles pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes. De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso em maxila em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado na mandíbula e tinha centenas de dentes.

Para bons entendedores: era um odontoma composto. Odontomas são tumores odontogênicos mistos (compostos de tecido dentário mineralizado tanto de origem epitelial quanto de origem mesenquimal). Odontoma é o tipo mais comum de tumor odontogênico (ou seja: a raridade deste caso está na localização – geralmente os odontomas aparecem na região anterior da maxila – e na quantidade de dentículos, não no fato do jovem ter um odontoma, ok?!). Alguns autores consideram os odontomas como malformações de desenvolvimento (hamartomas) e não como tumores. Existem 2 tipos de odontoma: o complexo, quando os tecidos dentários que o formam estão desordenados, ou seja, morfologicamente não remetem à forma de dentes, e o composto, formado por dentículos, como o de Ashik.

Fotos do caso:

Odontoma composto

Odontoma composto

Odontoma composto

Odontoma composto

Esclarecido? Então parem de dizer por aí que os dentistas estão estarrecidos com o caso e que eles nunca viram nada parecido. Qualquer dentista decente já viu um odontoma (ou estudou sobre, pelo menos, na faculdade). Só não desse tamanho e nesse local. 😉

Leia mais sobre o assunto nos blogs Vida de Dentista e DicasOdonto.

Notícia original, em inglês. –> BBC

Compartilhe:

Comentários via Facebook