Lembram que havia um projeto de lei que iria proibir o uso de amálgama no Brasil? Não existe mais. O Deputado Federal Luiz Nishimori retirou o projeto de lei 654/2015 que proibiria o uso de amálgama em restaurações dentárias. A decisão foi tomada após o parlamentar receber a coordenadora geral de Saúde Bucal Rozângela Camapum e de Gregory dos Passos Carvalho, assessor parlamentar do Ministério da Saúde, além do CD Júlio César Franco de Almeida, do Hospital Universitário de Brasília.
Nishimori analisou a nota técnica apresentada pelo Ministério da Saúde e após conversa com a coordenadora e profissionais da área de Odontologia, afirmou que “foi levado também em consideração que na realidade vivida hoje no Brasil há muitos municípios que necessitam utilizar essa alternativa devido ao baixo custo”. Rozângela reiterou que o mercúrio utilizado na amalgama dentária não é prejudicial aos pacientes.
O projeto seria ainda analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Taí, minha gente.
Leia o (ex) 😉 projeto na íntegra aqui –> PL-654/2015
[…] do uso do amálgama dentário no Brasil. Ele foi quase proibido, em seguida o projeto de lei foi retirado e ficou por isso mesmo (por […]
[…] em desuso: os pacientes não querem mais a “massinha cinza”. Sem contar a questão do descarte de resíduos… […]
[…] agora a pouco no blog das Odontodivas que o deputado em questão foi sensível aos apelos da coordenadora geral de Saúde Bucal […]