>Bom, pessoal, o assunto de hoje é SEXO (uhuuu). Pena que ele estará meio broxante (aaaah =/ ). Afinal, ficar doente não é nada sexy né?

As DSTs são doenças, como o próprio nome diz, transmitidas através do ato sexual, sem uso de preservativo, com uma pessoa infectada. Seja o ato oral, anal ou a penetração do “menino” na “menina”.
Podem ser causadas por vírus ou bactérias e apresentarem manifestações orais. Eis algumas: Sífilis, Gonorréia, Herpes, HPV e HIV: essas doenças têm como manifestações bolhas, vesículas ou verrugas que duram de dias a semanas dependendo do seu curso natural sem tratamento.

No caso do HIV, as lesões podem aparecer desde uma candidíase (sapinho) recorrente até um câncer (Sarcoma de Kaposi). O tratamento para essas lesões vai depender da sua origem. Trata-se com antibióticos as infecções bacterianas e no caso das infecções virais, tratam-se seus sinais e sintomas, já que ainda não existe um antiviral capaz de destruir os vírus definitivamente. As DSTs, após tratadas, podem voltar a parecer após novo contato.
Sífilis, gonorréia e herpes são transmitidas através do sexo oral. O HPV não apresenta sinais e sintomas nos homens, como ele não sabe que está doente, acaba transmitindo para a mulher. Por isso, proteção com camisinha, SEMPRE! Caso apareça alguma lesão suspeita, vá ao seu médico e/ou dentista de confiança e faça o tratamento completo.
Agora, se na hora do rala e rola, do mão naquilo, aquilo na mão, do vai ou racha, o bofe virar e falar que esqueceu o preservativo ou se recusar a usá-lo, mostre que você é uma DIVA prevenida e tire da bolsa a sua camisinha, seja ela a feminina ou a masculina e de qualquer sabor. E se mesmo assim, ele se recusar a usar e ainda vier com aquele papinho de que “transar com camisinha é igual chupar bala com papel”, mostre a ele que você tem amor-próprio e que não vai se arriscar. E não fique chateada porque não rolou, afinal de contas, ele que ficou no prejuízo, pois, perdeu a oportunidade de passar uma bela noite com uma DIVA!
Ter uma boa qualidade de vida é fundamental! CUIDE-SE.
Daiane Costa