Diariamente suas células envelhecem. A homeostase, ou seja, a capacidade que elas (as células) tem de se manter estáveis mediante a variações, diminui. Em suma: você está, nesse exato minuto, envelhecendo.

A expectativa de vida da população aumentou e você será um velhinho, dentro de alguns anos, com seus amigos jovens e lindos de hoje, no Facebook, por exemplo. Todos os idosos, usando as redes sociais, interagindo e, envelhecendo.
O envelhecimento natural fisiológico é certeza de uma só coisa: morte. Não se assustem! É a única certeza que temos.
Em Gerontologia, dividimos esse processo em 2 tipos: Senescência e Senilidade. Mesma coisa? Não…
Senescência é o envelhecimento natural, sem patologias. É o aparecimento daquelas ruguinhas, da mudança do perfil labial, da perda de cabelo e viço da pele.
Senilidade é uma condição patológica. Em virtude do envelhecimento diário do corpo, a presença de doenças como perda de memória, de equilíbrio, falta de orientação e outras patologias associadas que se associam aos anos vividos. Em que momento da vida prestamos atenção nisso?
Talvez muitos não se preocupem ou, nesse exato momento, estejam se perguntando: “que viagem da Juliana nesse post hein?” Aprendi hoje, numa palestra, que o envelhecimento está diretamente ligado a espiritualidade.
Há meios e meios de somar anos à vida. E nós escolhemos esse caminho.
Durante a apresentação do Dr. Nelson, geriatra, fiquei pensando que estou envelhecendo e avaliando o modo como estou fazendo isso.
Será que estou somando vida aos meus anos?
De acordo com a OMS, o conceito de SAÚDE é amplo. Engloba valores sociais, aspectos físicos, psicológicos e, admire-se, ESPIRITUAIS. Ter saúde é tudo isso ligado, diretamente ao ESPÍRITO! Por isso é importante desenvolvermos, dentro de nós, energias e forças positivas e motivadoras, pra que não sejamos idosos patológicos.
Alguns aspectos para envelhecer bem: sentir-se útil, dormir bem, comer menos, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool, tabagismo zero e bom humor!
Que ítens acima você, e eu, estamos fazendo?
É provado que nosso corpo é formado por uma matéria, uma alma e algo que liga as duas coisas. Quando nosso corpo padece, por um câncer, depressão ou qualquer outro tipo de manifestação clínica, é sinal de que o lado espiritual está sendo deixado de lado. É ficando doente que o espírito dentro de nós encontra um meio de purificar-se.
Hoje, o que mais se discute na medicina, é: TRATAMENTO HOLÍSTICO. Ou seja: tratar seu paciente como um todo, não deixando de lado a necessidade de crescimento espiritual e cura dele. Não é a toa que a Homeopatia vem tomando um espaço grande no tratamento de doenças, pois ela age na CAUSA e não nos SINTOMAS do problema que a pessoa tenha. E, como quase sempre ocorre, as causas tem um fundo psico/espiritual. E há estudos clínicos que demonstram a melhora de pacientes com Parkinson quando eles começam a diversificar suas atividades, ajudando, servindo e se sentindo úteis. Sabiam?
Por que eu estou falando disso? Na verdade estou divagando.
Estou pensando que podemos fazer tantas coisas pra sermos felizes! Podemos ver a vida de tantos jeitos melhores… Podemos fazer do nosso sofrimento exemplo pra outras pessoas! E envelhecer com SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA! E, não somente, nos tornarmos senis.
Pensei muito nisso quando saí dessa palestra!
Eu quero que as rugas que apareçam em mim, que meus cabelos brancos, que todas as mudanças venham com uma consciência leve. Que sejam os mapas das estradas que eu percorri… E que eu tenha sempre um olhar para cima, a frente! Olhar pra frente, porque temos um futuro! E olhar pra cima, porque em Deus está a resposta pra todas as perguntas!
Motive-se! Sinta-se útil! Ajude os outros… Mexa-se! O corpo envelhece. Mas a alma jamais!
Compartilhe:

Comentários via Facebook