>Hoje é sexta! E para começar o fim de semana, um post sobre um assunto que preocupa muita gente: câncer bucal. Nós, dentistas sabemos o quanto é importante para os nossos pacientes manterem uma boa saúde bucal. Mas, infelizmente, alguns fatores não andam contribuindo para a manutenção de uma vida saudável.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer ou neoplasia maligna, é a doença assim denominada quando o tumor se dá pelo crescimento desorganizado do número de células.

Ele pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas e irradiação e vírus), relacionados ao ambiente, e aos hábitos e costumes sociais e culturais e por fatores internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas, ligadas à capacidade de defesa do organismo às agressões externas).

A incidência entre homens, sempre foi maior, porém, as mulheres têm adquirido mais hábitos nocivos como o álcool e fumo. A associação entre álcool e fumo apresenta um efeito maior em relação à sua utilização isoladamente.

O principal sinal é o aparecimento na boca são úlceras que não cicatrizam (mais de 15 dias), e que podem se manifestar como manchas brancas e/ou, manchas vermelhas.

A sintomatologia é pequena na fase inicial, sendo que o paciente procura atendimento somente quando sente dor, sintoma já característico de casos avançados. Câncer bucal é mais comum em indivíduos acima dos 40 anos, com picos na 6ª e 7ª décadas de vida.

Os lugares que o câncer mais acomete são: lábio (extraoral, principalmente pela exposição aos raios ultravioleta da luz solar e tabaco, geralmente no lábio inferior) e cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato, língua e assoalho de boca).

O tratamento depende das condições físicas do indivíduo, localização e estadiamento clínico do tumor. Podem ser tratados cirurgicamente e complementado o tratamento com radioterapia e quimioterapia. A grande maioria desses tumores são preveníveis, eliminando o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas, aumentando a dieta de frutas e vegetais, uma boa higiene bucal e fazendo-se a prevenção.

Então, moçada, vamos manter uma vida saudávele livre de doenças pra poder viver pelo menos uns 120 anos! =)

@Daia_odonto