>O texto abaixo é uma colaboração da Diva (sempre presente!) Celia Barral. 🙂

* * *

Ok, finalmente você se forma, se casa, e engravida (não necessariamente nesta ordem). E por mais planejamento que tenha feito, ele sempre fura. No início tudo é festa e as únicas preocupações são com o enxoval e olhar a cada meia hora se a barriga já aparece.

Mas pensemos no lado prático.

A grande maioria das faculdades não orienta o lado administrativo da profissão. Se você é funcionária pública ou CLT, ok, mas se é autônoma… você recolhe INSS? A inscrição pode ser feita pela internet e você passa a recolher 20% sobre o seu salário, ou, na maioria dos casos, sobre o salário mínimo nacional. Para as mulheres, isso dará direito à aposentadoria (baseado nos últimos recolhimentos) com 30 anos de contribuição. Para os homens o tempo é de 35 anos. Estes tempos devem sofrer alterações com o aumento da expectativa de vida.

Isso te dará direito a receber o auxílio maternidade durante os meses que você ficar lambendo a cria. Eu não tive esta orientação e, mesmo estando inscrita no INSS, não solicitei o auxilio. Perdi! O valor é pequeno, mas quando se está parada qualquer ajuda é bem-vinda. Acredite, não há dinheiro que chegue para fraldas!

Se você pretende trabalhar até o final da gestação, atenção para o que o seu médico de pré-natal orienta. Alguns são terminantemente contra tinturas e alisamentos, portanto, se você quer estar DIVA durante os nove meses, programe-se para ter cabelo “o mais prático” possível.

Diminua sensivelmente suas tomadas radiográficas e quando necessárias, afaste-se o máximo possível do aparelho. Em alguns casos pode-se ficar mais sensível a alguns materiais que usamos rotineiramente. Tente substituí-los.

Se for do tipo sedentária, tente fazer ao menos alguns alongamentos durante o dia e aumente o intervalo entre pacientes. Alguns estudos comprovam a maior probabilidade de partos prematuros entre dentistas devido às longas horas de intimidade com o mocho. Isso favorece tbem as varizes, portanto caminhe, ainda que sejam poucos passos entre suas consultas.

Procure se organizar para ter os horários das refeições respeitados e concentre seus atendimentos nas horas do dia que você tem maior energia, afinal, gravidez dá um sono…
Se você usa o carro pra trabalhar, pare de dirigir assim que a barriga crescer e se aproximar mais do volante. Mesmo com o uso do cinto, qualquer freada brusca pode prensar a barriga contra o volante e machucar o bebê.

Se você tiver um plano de saúde, ótimo, senão, vejamos:

Se for adquirir um, programe-se, pois todos eles tem carência, e num eventual parto prematuro, você pode ficar sem cobertura.

Se você pretende ter o bebê pelo SUS, procure fazer o pré-natal numa AMA ou UBS que vai te encaminhar para o hospital público. Meu marido é funcionário do estado e eu tive meus filhos no Hospital do Servidor Público Estadual, e não posso me queixar. Tá certo que o quarto era de enfermaria e as visitas tinham horário restrito, o que, a meu ver… é muito bom!

Faça um enxoval enxuto, porque além dos presentes que o bebê deve ganhar, eles crescem muito e perdem roupa rapidamente, sem contar que ele pode nascer muito pequeno e você terá que comprar roupas pra uso imediato e a gaveta vai ficar cheia de roupas esperando uso.

Veja bem, até agora o pai não foi nem mencionado, mas convenhamos, eles tem lá sua importância :P. Se você tem ao seu lado um companheiro / parceiro, divida com ele algumas dessas tarefas, isso vai aproximá-lo do bebê. E não seja orgulhosa, aceite toda ajuda oferecida, acredite, você vai precisar.

No mais, seja feliz, e curta esta fase. Porque um dia ele / ela vai ser adolescente, e aí…

Bom isso é outro assunto.

Beijos! Celia Barral

Compartilhe:

Comentários via Facebook