Nós, OdontoDivas, parabenizamos VOCÊ que pegou o resultado do vestibular e, em poucos anos, será um COREGA de Profissão! Em outras (menos) palavras: PARABÉNS PRA VOCÊ, CALOURO DE ODONTOLOGIA!

Parabéns futuro COREGA!

Imagino que, na sua cabeça, agora, a maior preocupação seja o trote e as aulas de anatomia! No cursinho, ninguém disse como seria essa nova fase da sua vida! Tenha uma certeza: será maravilhosa!

Com quem morar, o que vestir, o que comprar, livros, materiais… OMG! O que fazer agora?

Eis o momento de fazer novos amigos e amadurecer. Quem vai cursar uma Universidade fora da cidade natal vai sentir, na pele, toda aquela ladainha de mãe (“eu não sou eterna”, “arruma esse quarto”, “quero ver quando você lavar sua roupa”, “aprende a cozinha porque você vai morar sozinho um dia”). Pra quem vai deixar o lar doce lar, uma dica é procurar por referências de repúblicas na secretaria da Universidade ou nos murais espalhados pelo campus. Morar com pessoas desconhecidas pode ser assustador. Mas encare isso como sendo um momento onde você aprenderá a lidar com pessoas que tem educação e opinião diferentes da sua. A única dica que dou: procure uma república onde você tenha o seu quarto, sem precisá-lo dividir com ninguém. Para as mulheres é importante porque, na TPM, você pode poupar os colegas das crises existenciais e xiliques de um modo geral, preservando o ambiente da casa!

O que vestir? No primeiro ano de faculdade, praticamente, não se usa roupa branca. A não ser um jaleco nos laboratórios, e aí vão algumas dicas: jalecos de microfiba e oxford são encorpados, tem bom caimento e não amassam muito. Para cidades muito quentes: camiseria, que é um tecido bem leve e fresco. Optem pelos modelos de manga comprida e gola “padre”, assim vocês já criam o hábito para o consultório e evitam que produtos químicos caiam nas roupas e, até mesmo, causem alguma lesão na pele. Lembrem-se que a Universidade é um treino para o dia a dia de consultório, que virá em poucos anos! Esteja com roupas limpas e bem passadas. Vocês serão Doutores e, na faculdade, os pacientes acham que todos ali já tem o “Dr.” antes do nome. Sapatos baixos e antiderrapantes são uma boa dica nas clínicas. E, atenção meninas: cuidado com os decotes, tamanho de jóias e bijuterias (que podem enroscar no gorro, na gola do jaleco e causar algum acidente) e comprimento das unhas (acompanhe o blog semanalmente porque temos dicas ótimas pra deixar suas mãos lindas). Meninos, a barba deve estar em dia e as unhas limpas.

Material… O que comprar? Algumas coisas você levará pro resto da sua vida. Se sua faculdade já entregar uma lista de instrumentais, como pinça clínica, espelho, sonda exploradora, invista em materiais de qualidade. Assim, você gasta dinheiro uma vez só durante o curso. Materiais de corte, não aconselho a comprar os mais caros. A grande maioria deles, que serão utilizados no laboratório e que estarão em contato com fogo, perdem o corte. Outra coisa que vale a pena comprar de marcas boas e conhecidas é o kit acadêmico (uma maletinha com a caneta de alta rotação, o micromotor, contra ângulo e peça reta). Isso você vai usar por muitos anos depois de formado! Eu já tenho 5 anos de formada e, até hoje, uso o que comprei na faculdade.

Livros – Compro ou não? Alguns eu comprei e acho que valem a pena ter no consultório: atlas de anatomia humana, livro de anatomia dental e o DEF (Dicionário de Especialidades Farmacêuticas). Esse último é atualizado frequentemente, mas é barato e vale a pena comprar. Muito provavelmente, no DA ou CA (Diretório e Centro Acadêmico, respectivamente) existem apostilas escritas por algum aluno e, até mesmo, xérox de livros disponíveis (embora xérox de livros ser crime). Procure saber dos veteranos sobre a existência e disponibilidade desse meaterial para estudo.

Na minha universidade há uma comissão de recpção dos calouros. E, também, uma comissão responsável pelo trote. Há alguns anos, os trotes das universidades estaduais de São Paulo (UNESP, USP, UNICAMP) contam com um grupo de pessoas responsável pelas brincadeiras, trote solidário (doação de mantimentos, sangue, fraldas geriátricas) e instrução e apadrinhamento dos calouros. Procure na sua faculdade informações sobre esse tipo de grupo! Ajudam muito a se familiarizar com a nova realidade!

Não se esqueçam: alimentem-se bem, durmam direito, tirem uma hora do dia pra praticar atividades físicas ou fazer qualquer coisa que não seja relacionado à Universidade. E, durante as aulas, não fiquem com vergonha de perguntar! Vocês não nasceram sabendo Odontologia e tenham em mente que esse curso tem como finalidade torná-los aptos a ter a saúde bucal de um ser humano sob sua responsabilidade!

De resto, curtam essa fase da vida de vocês e contem conosco, blogueiros da Odontosfera, pra ajudar vocês!

 

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook