Nunca pensei que pudesse sentir o que estou sentindo, nesse momento, pela profissão que eu amo: desânimo.
Eu sempre quis Odontologia, entrei na universidade que eu sempre sonhei. Montei meu consultório do meu jeito, com as cores que eu gosto e estou pensando em abandonar tudo.
Há uns dias vi que a Diva Marjorie Lanzarin também passa por situação parecida: pós graduada, investiu uma grana boa na estrutura do consultório dela e não vê retorno financeiro na profissão.
O mesmo acontece comigo. Trabalho mais de 8 horas por dia e, ultimamente, não consigo fazer uma reserva financeira. O atraso nos pagamentos e o movimento fraco desse mês estão tranformando meu dia a dia num inferno. Acordo e durmo pensando nos compromissos assumidos, nas contas do consultório e, quando vejo já é hora de levantar e recomeçar. Isso mesmo, não tenho dormido.
Ainda não fiz minha pós. Estou avaliando se vale a pena ter um título por mera satisfação pessoal, já que fica comprovado que ele não traz o retorno que esperamos quando nos matriculamos no curso.
Vende-se um diploma, vende-se um consultório, vende-se até o posto de OdontoDiva.
Quanto vale um sonho?
bom gente to passando por isso… reavaliando se essa “paixão” vale mesmo a pena… será que não estamos perdendo tempo esperando melhorar? Sou pos graduada, investi muito, construi uma clinica e semana passada avaliei quanto valeria o aluguel dela e descobri que vale 6000,00? to quase alugando e partir para trabalhos voluntarios na area e ser feliz sem estresse… o que vcs acham/?
Não sei se vc deveria abrir mão dos seus horários. Quem sabe diminuí-los e considerar, também, a sublocação da sala nos horários que vc não está lá!
Vc não “abandona” os pacientes e ainda consegue lucrar nos horários vagos.
Colegas, a saída é fazer concurso público, nem que para isso vc tenha que mudar de cidade, se o salário compensar. Ou pegue uma prefeitura perto de sua cidade para trabalhar 20 horas semanais. Tbm tem os empregos do SESC, SESI, mas aí geralmente precisa de indicação. Não vamos desanimar da nossa bela profissão e bora nos valorizar!
Ju!!
Não desanima não….aguente firme mais um pouco….Logo tudo melhora!!!Bjusss
Poxa, pensei que só eu me encontrava nessa situação. Em sua maioria, as pessoas gostam sempre de dizer que tudo está bem. Mas como numa crise dessas? Acho válido e super positivo trocarmos informações reais, se isso não melhora, pelo menos consola um pouco pois nos dá a esperança deque um dia a tempestade passe e o retorno venha.
Eu amo minha profissão, em especial sou apaixonada pela Ortodontia e há 10 anos venho sempre me empenhando em oferecer o melhor aos meus pacientes e melhorar sempre como profissional, só que às vezes tbém desanimo com essa instabilidade do nosso país, do nosso mercado e não vejo muito qual uma possível saída. Força pra todo mundo! Parabéns Juliana pelo post.
Pessoal! Este ano faço vinte e um anos de profissäo e cheguei a várias conclusões: fazer especializaçao e imaginar grandes retornos é pura ilus?o.Se isso for desejo profundo faça,mas se estiver pensando em dinheiro, use-o para outra coisa. Ser dentista é muito caro, tem que ter muita paciência e o mais importante: tem que ter muita PAIXÃO. Quem disser que está com muito serviço está conversando… A odontologia era outra antes dessa proliferação de faculdades,de convênios e trampoclinicas. Ganhava-se bem. O trabalho era valorizado.Tive vários colegas que desistiram já no inicio. Ser apaixonado é tudo. É como relacionamento, se a paixão termina procure algo para se apaixonar novamente. Que as bênçãos de Deus esteja sobre todos.
obrigada Celia, seus posts me animam,sempre realista, sem ser fatalista.beijos.
Se eu conseguir reanimar apenas UM/a colega já terei sido recompensada.
A Odontologia precisa de gente como nós, mais do que nós precisamos dela!
Pensem nisso :))
Meninas, calma!!!
Tenho na familia pessoas em diversos ramos profissionais, e no geral, os mais ” calmos” são os empregados formais.
Para autônomos e liberais, a fase não está boa mesmo, não é “privilegio” da odontologia.
Ultimamente o telefone nem toca, mas prefiro pensar que pelo menos não atrapalha meu atendimento 🙂
Nesses 22 anos já atravessei diversas tempestades, mas nunca, NUNCA, pensei em trocar de profissão.
Se a situação financeira aflige quem ama o que faz, imagine você ter que enfrentar uma tempestade fazendo algo que não gosta?
As dividas são inclementes, e pelo menos, no meu caso, troquei o nome do carteiro para cobrador, afinal, ele nunca me traz cartas, apenas cobranças :/
Pensem nisso como uma “fase” e se eu posso dar um conselho, tentem diminuir os custos concentrando os pacientes em períodos, assim os custos fixos como água e luz podem ficar menores.
Lancem mão de estratégias de marketing chamando clientes para retorno ou analise possibilidades de parceria com outros colegas que não fazem o que vc faz e vice versa. Não como especialista, mas como parceiro mesmo.
Descontos simbolicos para pagamentos a vista podem animar e diminuir a inadimplência. Eu passei a receber com cartão de credito, o que diminuiu muito a minha. Pago taxas para a administradora mas sinto que compensa muito.
No mais, saia no sol. Respire fundo e sinta a felicidade de ter uma linda profissão. Não se amofine pensando no governo, ele não pensa em vc!
Bjos
ESta difícil fazendo o que amamos….mas seria insupotável tudo isso fazendo o que não gostamos. Vc esta certíssima!!!Mesmo insatisfeita com a atual situação da nossa Odontologia, tento manter a esperança. Em breve as coisas irão mudar!!!
Olha, Ju… compartilho da mesma insatisfação… está mto complicado mesmo! Por aqui o movimento tb está fraco… pacientes atrasando pagamento! Há um bom tempo venho pensando em abandonar aquilo q adoro fazer… adoro minha profissão… mas, cadê retorno?
Estou na mesma situação, olha que tenho , 25 anos de formada!!!!!!!!Acho que é fase!!!!!!!
Eu só espero,sinceramente, que esta fase acabe o quanto antes. Ando muito desanimada com tudo!!Luto,luto e a sensação que tenho é que as coisas estacionaram!!!
É realmente a profissão esta difícil, muito desvalorizada, e o pior é saber que somos nos mesmo que desvalorizamos, que o governo desvaloriza ao permitir que se abram novos cursos, que os pacientes não dão o valor necessário….acho q ainda demora um pouco, mas esse quadro vai se inverter….eu acredito nisso…..não deixe sonhar Ju, mas se isso acontecer, quero que vc saiba que Diva vc nunca vai deixar de ser….esse posto é seu por direito e isso ninguém tira de vc….Bju.
Nossa, li esse texto e senti como se eu mesma tivesse escrito ele.
Também estou passando pela mesma situação….é muito triste mesmo. Mas muitas vezes me pego pensando em mudar de profissão.
Juliana, boa sorte. Espero que vc consiga sair desse dilema.
Boa sorte para todos nós!!!!Vamos orar para Santa Apolônia, nossa padroeira…só não desisto pq nãosei fazer outra coisa,depois da rede unna, nossa profissão acabou!!!!!Disparate.