Não! Você não está errado ao achar que eu estou MUITO BRAVA!
Motivo: estou aqui, no meu horário de trabalho, blogando (não que isso não seja importante ou prazeroso pra mim) porque meus pacientes resolveram faltar às consultas. Aliás, consultas que foram confirmadas.
Isso é uma falta de respeito e precisamos de uma mobilização para que isso não ocorra.
Imprevistos acontecem: trânsito, um cano que furou, uma reunião de última hora. Mas em se tratando de consultas ao dentista, os imprevistos tem outro nome: SACANAGEM MESMO! Falta de respeito com uma pessoa que, assim como os paciente, tem mais o que fazer da vida.
Manter um consultório funcionando sem produzir dói. Chega a dar uma dor no peito quando eu vejo o compressor ligado e meus pacientes c%$#&*& e andando pra mim.
Há uns meses escrevi sobre o desânimo com a profissão. Isso é algo que me desanima muito. A desconsideração.
O pior de tudo são os pacientes (esses que faltam) ligarem depois pedindo em nome de tudo que é santo um “lugarzinho” na agenda, como se fosse, simplesmente, riscar mais uma linha numa folha e escrever o nome dele ali.
Seja no atendimento particular ou no atendimento de convênio, o resultado desse tipo de “quebra galho” é o mesmo: sobrecarga física e mental do profissional.
Acabei de falar com um colega endodontista daqui de Resende a respeito. Estou com um caso complicado e ele me pediu milhões de desculpas por não ter como encaixar o paciente, porque a agenda dele está lotada até o fim do ano. E, dentre todos esses nomes que ocupam os horários, muitos faltam. No caso da Endodontia, ainda é pior: os horários agendados são grandes. E, por desrespeito, o dentista fica lá, com cara de palhaço, esperando pelo próximo (que pode ser que não vá também né?)
Até quando seremos tratados assim? O que podemos fazer, como um todo, para mudar essa realidade na nossa profissão?
E não se pode cobrar a falta à consulta??? Claro que o paciente deve ser comunicado antes, na hora de fechar o orçamento…
Pois é, Juliana…eu fico cada vez mais chocado com essa falta de respeito…a minha mulher que é dentista vive reclamando dos pacientes simplesmente faltarem e nnao darem a mínima pro dentista…aliás, foi ela que me mandou esse post, tamanho é a indignação dela…
Tb já dei a idéia de cobrar as consultas, cobrar o dobro quando a pessoa falta e etc….mas, acaba tudo sendo em vão!!!
Enfim, compartilho essa indignação com todos vcs…
Então pessoal, bora GRITAR!!!
Eliminar acho dificil mas eu deixo bem claro o meu descontentamento e devo admitir, que no meu consultório, as faltas são poucas, de um modo geral avisam, o que já é um alento, visto que com antecedência posso agendar outro. Num outro, onde presto serviço é que o bicho pega, mas eu credito isso a “moleza” dos colegas. Temos que ser firmes ‘mas sin perder la ternura’ =)
Taí uma atitude que só depende de nós!
Ah, Ju
Pior quando o “tratante” falta e depois liga querendo aquele horário:
Depois do ultimo =(
Enchendo a cabeça da secretária, pedindo pra falar “diretamente” com a Dra, arrumando mil desculpas. Enfim, ESTAMOS cansadas disso!
É triste. Dá vontade de socar a criatura.
Vocês cobram a consulta que o paciente falta?
Eu tenho muito problema de falta nas primeiras consultas (trabalho no consultório de um colega e ele insiste em não cobrar a primeira consulta TRIS TE ZA), por isso pedi pra que a secretária apenas encaixasse orçamentos entre as consultas dos outros pacientes, nunca num horário específico. Acaba sendo corrido e cansativo, mas assim, se o paciente falta, não sinto tanto.
Ju,
estou respondendo essa postagem agora, advinha porque????????? O paciente das 16:00 faltou, assim, simplesmente faltou, semana passada ele desmarcou, remarcou e nada dele e nem do pagamento da parcela do mes que era pra semana passada….afffffffffffff
Nina
Tb to aqui, com horário vago e ainda cobrando paciente. Um saco!
Olá Juliana!
Muito bom seu post! E realmente isso acontece muito.
Mas faço uma pergunta: será que isso é só com nós, ou em todas as profissões??? Acredito que os pacientes que façam isso não tenham vergonha na cara, e provavelmente todas as áreas sofrem com isso.
Alguns pacientes eu nem agendo mais. De tanto que faltam. E mesmo cobrando a falta a consulta, voltam a faltar.
Agradeceria se alguém que tenha conseguido resolver esse problema nos contasse como fez isso.
Bjbj
Eu acredito que seja geral, mas ao mesmo tempo penso que o paciente escolha uma dermatologista do que o dentista na hora de comparecer a consulta né?