Sim, você leu isso mesmo! Não está ficando maluco em plena segunda feira de manhã. Você pode ir à farmácia comprar seu próprio material de Periodontia e fazer a raspagem de tártaro no conforto do seu lar!

Era ou não era tudo que você queria? Sentar no sofazão, vendo “Namaria Braga” e tirando aquelas pedrinhas que insistem em aparecer e atrapalhar o sorriso “Congate”!

Ainda bem (sabe-se lá por quanto tempo) que isso não acontece no nosso país.

Conversando com uma prima que mora nos EUA ela me falou a respeito das prateleiras das farmácias: uma infinidade de produtos para higiene oral, palitinhos, lixinhas, clareadores, pastas e mais pastas de dentes e, também, kits com instrumentais para uso individual. Eu não acreditei quando ela disse! Acabou que ganhei um desses kits de presente!

O kit é composto por um espelho clínico com cabo, uma cureta (algo como uma McCall 13-14) e uma espécie de sonda exploradora. O cabo é emborrachado e o kit é bem bonitinho!

curetas EUA 001

curetas EUA 002

Lá é costume fazer a remoção dos tártaros em casa. Cada integrante da família tem seu kit e realiza sua limpeza. Aliás, pelo que ouço, nos EUA é uma Odontologia completamente diferente da nossa: você vai ao Dentista e não é bem ele quem te atende. Tem uma pessoa para examinar, outra para higienizar, outra para os exames radiográficos, outra pra revelar, outra pra isso, outra pra outra coisa até que, no alto da pirâmide, você se consulta com o Dentista. Não é que nem aqui que temos um clínico geral que é apto a fazer tudo (lógico que quando bem feito né, porque se não sabe encaminha para um colega rsrsrsrs).

Eu, particularmente, não concordo com isso. A Odontologia nos EUA não me parece muito “fiscalizada”, se posso dizer assim. Dá-se muita liberdade para o paciente e, na minha opinião, acho que os cidadãos americanos só procuram o dentista em último caso (tipo quando ele não consegue abrir a cavidade, remover a cárie e restaurar o dente rsrsrsrs).

O que mais me preocupou foi a limpeza e higienização do material. A qualidade do espelho, ao meu toque, e dos cabos dos instrumentos, não me garante a possibilidade de esterilização dos materiais e não li nada a respeito disso na embalagem do produto. Fiquei intrigada com a questão de infecção e re-infecção ou, até mesmo, infecção cruzada no caso do compartilhamento do material. Aí, outra questão: é liberada a venda de soluções anti-microbianas, como o Glutaraldeído, por exemplo? Uso indiscriminado da Clorexidina?

Americano tem cada coisa né? Rsrsrsrsrs!

O que vocês acham sobre isso?

Que essa moda não pegue aqui no Brasil! Se não… Os Periodontistas #PIRA

Compartilhe:

Comentários via Facebook