Tenho mania de começar a ler o jornal pelas últimas páginas, e eis que me deparo no Almanaque Gaúcho – coluna tradicional da Zero Hora, com fatos históricos, causos, curiosidades e imagens – com uma campanha bacana incentivando a população a visitar o dentista.

Coisa comum de se encontrar nos jornais e revistas por aí na atualidade, se não fosse a data: 1936!

Foto: Revista do Globo, junho de 1936, reprodução

Campanha de 1936

A publicidade que aconselhava o cuidado com os dentes apelava para um alarmismo despudorado.

Naquela época, moderno era ir ao dentista. Deveria ser caríssimo e uma experiência nada agradável – visto que hoje, com toda modernidade e evolução da anestesia sem dor ainda ouvimos de alguns pacientes isso. Embora uma coisa não podemos negar: a campanha de quase 80 anos atrás ainda continua bem atual.

Foto: Revista do Globo, junho de 1936, reprodução

Consultório moderno de 1936, em Porto Alegre

Na foto acima, a publicidade, em uma página inteira, do “moderníssimo gabinete eletro-dentário” (sic) do Dr. Placido Puccini, instalado na Rua dos Andradas, 1.527, é ilustrada pela foto do consultório que dispunha do que havia de mais atual e tecnológico: um equipamento de raios X, um aparelho de diatermia e um esterilisador (sic) automático. Outro reclame lembrava que do perfeito estado de conservação dos dentes depende sua saúde e bem-estar: “Muitas moléstias graves –ulceras no estomago, affecções renaes, reumatismos, dores de cabeça, a cegueira, e mesmo a loucura – tem sido occasionadas por dentes descuidados, infeccionados ou cariados”(sic).

Hoje é possível encontrarmos um pouco de “toda essa modernidade” anunciada na Revista do Globo no mês de junho, do ano de 1936 no Museu Histórico da Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O que posso dizer é que alguns dos aparelhos de raio-x daquela época ainda funcionam em alguns consultórios mais antigos, como no primeiro consultório em que trabalhei. Mas que são assustadores, eles são!

 

Vi na Zero Hora de hoje, no Almanaque Gaúcho.

Compartilhe:

Comentários via Facebook