O americano Devin Bost, de 22 anos, entrou com um processo contra o ortodontista Brad Chvatal no estado do Oregon (EUA), pedindo uma indenização de US$ 185.100 por ter sido obrigado a usar aparelho odontológico por 11 anos, segundo o jornal “New York Daily News”.

Esse sorrisinho não me engana!

Esse sorrisinho não me engana!

Segundo a ação, Bost visitou pela primeira vez o dentista Brad Chvatal quando tinha 7 anos e morava em Eugene. Ele voltou ao consultório de Chvatal ao longo dos próximos anos, mas o profissional nunca retirou o aparelho odontológico.

Em junho de 2008, Bost, então com 18 anos, precisou remover o aparelho com urgência, porque seus dentes estavam podres.

Gente, socorro!!! Pra mim não ficou claro se o que ele usava era aparelho fixo ou removível, nem o tipo do aparelho. Nem se o paciente simplesmente sumiu no meio do tratamento ou questionou os procedimentos do dentista.

Concordo que se eu visse alguém com um aparelho e péssimas condições de higiene removeria na hora. Quando trabalhava no PSF fazia muito disso, antes dentes tortos do que dentes podres.

Aqui no consultório adotamos a seguinte regra:

1º) Má higiene, orientação de higiene bucal reforçada.
2º) Continua com má higiene, orientação de higiene bucal reforçada. Se não melhorar avisamos que precisaremos remover o aparelho pois não é possível dar seguimento ao tratamento ortodôntico com má higiene. Fazemos o paciente assinar um termo se comprometendo a melhorar higiene e de acordo com a conduta da remoção do aparelho em caso de não melhora.
3º) Continua com má higiene, o aparelho é removido e o tratamento interrompido. Assim mesmo.

Aqui no Brasil algumas pessoas tem mania de querer colocar aparelho num mês porque é bonito, e no outro mudar de idéia e remover por conta própria. Em geral fico feliz pois a maioria dos pacientes tem consciência da necessidade do tratamento e dos cuidados necessários para a manutenção do mesmo.

Se um paciente fica 3 meses sem aparecer no consultório é óbvio que os elastics vão estar pigmentados, alguma banda pode estar solta, o fio vai estar cutucando e tártaro pode se acumular, além de manchas brancas surgirem, dependendo do organismo de cada um. Logo, não é o aparelho que deixa os dentes podres, mas a falta de cuidado do paciente e a necessidade de manutenção.

Meu questionamento: O tal Devin Bost não questionou em nenhum momento porque o dentista nunca tirou o aparelho? O aparelho não caiu sozinho? Não soltou cimento? Não quebrou nada? Foi apodrecer como se tava em manutenção constante? Ou porque ele era um porco alguém com péssima higiene que sumiu do consultório?

Tem coisa errada aí.

 

Vi no G1 Bizarro.

Compartilhe:

Comentários via Facebook