Ortodontista é o título que recebe o cirurgião-dentista especialista em Ortodontia.

O que é preciso pra ser ortodontista?

Pra ser especialista em Ortodontia, além de cursar a graduação em Odontologia, é preciso fazer mais 3 anos de especialização na área.

A ortodontia é a especialidade odontológica que estuda, previne e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento da face (aí já englobando a ortopedia, também). O ortodontista tem o conhecimento teórico e o treinamento clínico para intervir prevenindo, interceptando ou corrigindo problemas de posicionamento dentário, de “mordida” e as demais disfunções dento-faciais.

Pra planejar um tratamento ortodôntico é preciso a avaliação clínica do ortontista e uma série de exames: fotos, radiografias, modelos, traçados.

E os aparelhos “personalizados”?

Isso simplesmente não existe! Aparelho ortodôntico não é acessório fashion! Não interessa se o bráquete é de verdade quando o ortodontista é falso. E é um perigo!

Peças coladas nos dentes e unidas por arames ou palha de vassoura colorida também aplicam forças nos dentes, o que significa que eles vão se movimentar. Como não há nenhum tipo de planejamento ou critério quanto à intensidade e a direção dessas forças, há um perigo real de você perder seus dentes!

Compartilhe:

Comentários via Facebook