Sobre cores na Odontologia podemos seguir para dois focos diferentes: em como a cor atua no atendimento odontológico, relacionado ao profissional, e como ela atua relacionada ao paciente.

A cor e o dentista

Sobre o profissional, devemos escolher para paredes, equipo e móveis com cores mais neutras, que não cansem tanto a nossa visão,  porque cores inadequadas podem influenciar negativamente no rendimento do nosso trabalho. Afinal de contas passamos uma grande parte do nosso dia dentro do consultório, trabalhamos com resinas, com estética, com seleção de cores de materiais restauradores ou para prótese, e no final do dia nossa “vista” e mente já estão cansadas.

O ideal seria termos uma parede azul clara ou algum quadro na cor azul clara e, quando estamos trabalhando com resina composta ou escolhendo a cor para a confecção de uma prótese, olharmos por 30 segundos para que nossa vista descanse e possamos fazer a escolha correta.

A cor e o paciente

Devemos também ter consciência que muitos de nossos pacientes têm medo de dentista, e cores tranquilas são ótimas para que eles se sintam mais calmos a partir do momento que entram em nosso  consultório.

As cores mais indicadas são o branco, o azul e o verde, mas não só. Escolha uma de suas cores preferidas e brinque nos detalhes. 🙂

O que cada cor representa?

  • O amarelo é cor do sol e é sinônimo de calor, alegria e dinamismo. Espaços pintados de amarelo tornam-se em geral mais otimistas, energéticos e felizes. Porém cuidado: lembre-se que o perigo também é assinalado pela cor amarela. Na verdade esta cor em demasia e em tons muito fortes e brilhantes poderá provocar sensações desagradáveis e tornar-se algo agressiva. Assim, os tons mais claros e suaves de amarelo são em geral uma aposta mais confortável.
    .
  • O azul é conhecido por ser uma cor serena, representando o céu e o mar. Apesar de haver imensos tons de azul, em geral esta é uma cor que provoca relaxamento e também segurança. Muitas vezes associada mais ao sexo masculino (sendo muito usada em quartos de meninos), na verdade esta é uma cor com muito potencial que pode trazer suavidade e harmonia a todas as divisões da sua casa – no entanto cuidado, pois muito azul nas paredes também poderá fazer com que o espaço pareça mais frio ou triste.
    .
  • O branco é luz, paz, serenidade, pureza e também espiritualidade. Ao pintar as paredes de branco consegue-se um efeito confortável, aconchegante, calmo e limpo. É uma das melhores soluções para espaços pequenos, porém também é preciso tomar cuidado: ao pintar tudo de branco pode-se simplesmente cair na monotonia e “remover” a vida e emoção aos diferentes ambientes do seu consultório.
    .
  • O castanho é a cor da terra e por isso está intimamente ligado às natureza. Esta cor transmite-nos solidez, resistência, maturidade e estabilidade; assim, ambientes pintados com tons de castanho tornam-se confortáveis, aconchegantes e simples. O castanho é em geral uma cor calma e ideal para ambientes mais rústicos e tradicionais. Porém, em demasia pode tornar o espaço muito estagnado e por isso monótono.
    .
  • O laranja é energia, vitalidade, divertimento e sucesso. Estando entre o amarelo e o vermelho, pintar uma parede de laranja dá uma energia muito quente e animada, que consegue tornar o ambiente mais alegre e sociável, deixando as pessoas à vontade. Esta é uma cor que traz originalidade e espontaneidade ao ambiente, mas tenha em conta que em exagero pode provocar irritabilidade.
    .
  • O preto é uma cor autoritária e austera, que por vezes também está associada a algo misterioso ou espiritual. Lembre-se que no ocidente esta é a cor usada para o luto, por isso o preto pode-nos trazer esta carga emocional de tristeza e penitência. Associada também à solidão, isolamento e proteção, o preto é ausência de luz, gerando ambientes mais pequenos e até claustrofóbicos. Em exagero torna qualquer espaço demasiado pesado e oprimido; porém um pouco de preto nas suas paredes pode indicar um certo requinte, elegância, exclusividade e dignidade.
    .
  • O rosa está quase sempre relacionado com o universo feminino, transmitindo muitas vezes sensibilidade, delicadeza, romantismo e beleza. Mas além disso, o rosa também tem a capacidade de acalmar ou mesmo melhor o humor, podendo por isso ser uma boa opção para diversos ambientes.
    .
  • O roxo simboliza prosperidade e luxo mas também espiritualidade, criatividade e imaginação. Sendo a cor da realeza, ela mostra poder e exclusividade. O roxo apresenta-se como uma cor forte que marca qualquer espaço: desde o ousado roxo intenso ao mais tranquilizante e suave lilás. No entanto, se você optar mesmo por tons mais fortes, vibrantes ou escuros, deverá sempre ter algum cuidado extra para não exagerar.
    .
  • O verde é uma cor refrescante e jovem, muitas vezes relacionada com o otimismo – porém ela não é demasiado excitante, é mais serena e calma. Com capacidade de trazer a natureza para dentro do consultório, a grande variedade de verdes permite diferentes opções interessantes para ambientes interiores. Além disso, a cor verde também é associada a algo saudável e agradável, o que é sempre positivo.
    .
  • O vermelho é paixão e energia, mas também agressividade. No fundo, é uma das cores mais intensas que se pode usar – e isso tem consequências reais, pois o vermelho pode aumentar a frequência cardíaca de algumas pessoas. Espaços com algumas paredes vermelhas são arrojadas, ousadas, originais.
    .

Em geral  cores mais suaves dão um efeito mais aconchegante e tranquilo, ideal para relaxar e acalmar, enquanto cores mais fortes provocam sensações intensas e excitantes, que podem aumentar o estresse dos nossos pacientes. Então, mesmo que você pretenda um efeito mais estimulante, deverá sempre usar as cores fortes ou brilhantes com moderação, fazendo mistura de cores.

Por fim, tenha sempre em mente que a cor não é apenas um elemento decorativo: é um fator determinante para se sentir bem no seu trabalho ou mesmo em casa,  pois leva a uma reação emocional. Por isso escolha com bom senso, sem nunca deixar de lado o seu gosto pessoal.

Segundo pesquisa sobre preferência de cores pelo sexo masculino e feminino, o azul é a preferida tanto de homens quanto de mulheres.

Cores favoritas para homens e mulheres

Cores favoritas para homens e mulheres

Espero que este post tenha ajudado você a fazer a escolha das cores das paredes ou de outros detalhes do seu consultório. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook