“Expansor”, disjuntor palatino ou “o aparelho que vai no c√©u da boca”. Pra que serve? Como instrumento de tortura chinesa? ūüėČ

Pra que serve o disjuntor palatino?

O disjuntor serve para separar os dois ossos que formam o c√©u da boca, as maxilas. Dessa forma √© poss√≠vel descruzar os dentes e aumentar o per√≠metro do arco dent√°rio superior, ou seja, a¬†gente “conserta a mordida” e ganha espa√ßo para todos os dentes se alinharem.

A analogia é a da tampa e da panela.

Mordida cruzada

A mordida cruzada acontece quando os dentes de cima mordem por dentro dos de baixo, ou seja: a tampa √© menor do que a panela. Pra fazer a tampa caber na panela, as op√ß√Ķes s√£o: comprar uma tampa maior, comprar uma panela menor ou dar um jeito de fazer a tampa caber na panela que voc√™ tem. √Č isso que o disjuntor palatino faz.

Dói?

Os disjuntores palatinos mais comuns s√£o o do tipo Haas e Hyrax, com suas varia√ß√Ķes.

Dói? Não. Ou, pelo menos, os relatos de dor relacionados à disjunção em si são pouco frequentes. Alguns pacientes dizem sentir o céu da boca formigando.

O Haas é dento-muco-suportado e, por isso, um pouco mais chato de limpar. Sua pressão no céu da boca, eventualmente, pode causar feridas ao provocar isquemia na região, a redução do fluxo sanguíneo na mucosa.

Como funciona?

A disjunção pode ser lenta ou rápida, dependendo do caso e do plano de tratamento, através da ativação do aparelho com uma pequena chave, que abre um parafuso que fica no centro do aparelho. Um sinal de que os ossos se separaram, embora nem sempre isso aconteça, é os dentes da frente começarem a se separar, causando um diastema.

Quanto mais velhos ficamos, mais difícil é fazer a disjunção palatina, e aí pode ser necessário intervir cirurgicamente.

Consulte um ortodontista. ūüėČ

Compartilhe:

Coment√°rios via Facebook