“Expansor”, disjuntor palatino ou “o aparelho que vai no céu da boca”. Pra que serve? Como instrumento de tortura chinesa? 😉

Pra que serve o disjuntor palatino?

O disjuntor serve para separar os dois ossos que formam o céu da boca, as maxilas. Dessa forma é possível descruzar os dentes e aumentar o perímetro do arco dentário superior, ou seja, a gente “conserta a mordida” e ganha espaço para todos os dentes se alinharem.

A analogia é a da tampa e da panela.

Mordida cruzada

A mordida cruzada acontece quando os dentes de cima mordem por dentro dos de baixo, ou seja: a tampa é menor do que a panela. Pra fazer a tampa caber na panela, as opções são: comprar uma tampa maior, comprar uma panela menor ou dar um jeito de fazer a tampa caber na panela que você tem. É isso que o disjuntor palatino faz.

Dói?

Os disjuntores palatinos mais comuns são o do tipo Haas e Hyrax, com suas variações.

Dói? Não. Ou, pelo menos, os relatos de dor relacionados à disjunção em si são pouco frequentes. Alguns pacientes dizem sentir o céu da boca formigando.

O Haas é dento-muco-suportado e, por isso, um pouco mais chato de limpar. Sua pressão no céu da boca, eventualmente, pode causar feridas ao provocar isquemia na região, a redução do fluxo sanguíneo na mucosa.

Como funciona?

A disjunção pode ser lenta ou rápida, dependendo do caso e do plano de tratamento, através da ativação do aparelho com uma pequena chave, que abre um parafuso que fica no centro do aparelho. Um sinal de que os ossos se separaram, embora nem sempre isso aconteça, é os dentes da frente começarem a se separar, causando um diastema.

Quanto mais velhos ficamos, mais difícil é fazer a disjunção palatina, e aí pode ser necessário intervir cirurgicamente.

Consulte um ortodontista. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook