Dez anos após a remoção de um aparelho ortodôntico, uma australiana de 30 anos continua sendo lembrada das constantes visitas ao ortodontista: um pedaço de fio ortodôntico de 7 cm foi encontrado no intestino delgado da moça, que vinha se queixando de dores na região abdominal. O caso foi registrado em um estudo publicado nesta segunda (7) no diário clínico BMJ Case Reports.

Segundo a Dra. Talia Shepherd, da equipe médica do Hospital Sir Charles Gairdner, responsável por atender a paciente, a suspeita inicial era que a dor abdominal tivesse ligação com problemas de bexiga, o que motivou uma rápida alta em um primeiro episódio. No entanto, dois dias após a primeira visita ao pronto-socorro, a mulher retornou ao centro médico, novamente reclamando de dores fortes. Os médicos, então, resolveram fazer uma tomografia computadorizada.

Um pedaço de fio ortodôntico perfurou o intestino da moça

Um pedaço de fio ortodôntico perfurou o intestino da moça!

O exame revelou um pequeno fio ortodôntico, pertencente ao aparelho que foi removido havia mais de dez anos. O objeto perfurou vários pontos do intestino delgado da paciente. “Olhando para a tomografia, pensamos que fosse um osso, porque é uma coisa comum de encontrarmos no estômago. Mas quando perguntamos à paciente se ela se lembrava de engolir alguma coisa, ela disse que não”, contou a médica.

Após ser perfurado em diversos pontos, o intestino tinha se “revirado”, causando uma condição clínica chamada de vólvulo gástrico, quando o órgão gira em torno de seu próprio eixo. Assim, a equipe médica decidiu fazer uma cirurgia de emergência. Ao fim do procedimento, o objeto foi retirado e revelou-se para os médicos: um pedaço de 7 cm de fio de aço. “Eu acho que estava ali no estômago dela o tempo todo, então quando houve perfuração, a dor começou”, disse a Dra. Shepherd.

Que coisa, não?!

Via CNN

Compartilhe:

Comentários via Facebook