Um homem de 62 anos de idade perdeu a sensibilidade nas duas pernas após uma desordem neurológica rara causada pelo uso regular e prolongado de um fixador de dentadura que contém zinco. Foi o que descreveu um estudo de caso inglês publicado na revista científica BMJ Case Reports.

Dentadura

O homem, segundo a publicação do Instituto de Ciências Neurológicas do Hospital Universitário Rainha Elizabeth, foi encaminhado para uma clínica de neurologia após o desenvolvimento de dormência, dor e fraqueza em suas pernas. Os sintomas, que duraram mais de seis meses, chegaram até a impedi-lo o de sair da casa.

A ressonância magnética revelou anormalidades na medula espinhal e, após vários testes, foi diagnosticado a mielopatia por deficiência de cobre (CDM), uma desordem neurológica rara que pode causar perda de sensibilidade e dormência tanto nos braços como nas pernas.

Nos últimos 15 anos, como informou, ele teria usado semanalmente de 2 a 4 tubos de um fixador de dentadura que continha zinco. O excesso de ingestão de zinco, de acordo com a publicação, pode interferir na absorção de cobre e até causar problemas neurológicos, em casos raros.

O homem foi aconselhado a parar de usar o fixador e a tomar suplementos de cobre para tratar seus sintomas. Ainda assim ele não se recuperou completamente. Os médicos afirmam que o dano irreversível do nervo pode ser uma consequência de um diagnóstico tardio da CDM.

Via UPI (dica do Clube do Fórceps)

Compartilhe:

Comentários via Facebook