A maioria das pessoas não sabe a diferença entre os tipos de próteses odontológicas. Fixas, removíveis, totais, parciais, unitárias, sobre implantes…

É muito comum o paciente chegar no consultório dizendo que quer um implante quando, na verdade, precisa de uma coroa. Ou pedir uma dentadura quando ao seu caso se aplica uma prótese parcial removível. Vamos arrumar essa bagunça?

Prótese Total

É a famosa dentadura. Ela substitui todos os dentes de um arco, ou de cima, ou de baixo.

Prótese Parcial Removível

Já a Prótese Parcial Removível substitui um grupo de dentes perdidos. A “ponte removível” pode ter estrutura em metal ou resina, e se apoia nos outros. Os dentes das PPRs são feitos em resina, também.

Prótese Parcial Fixa

É a mesma coisa. Só que é fixa. 😀 Ela é cimentada nos dentes ao lado do espaço “vago” e pode ser feita de vários materiais: cerâmica, apenas metal, metal revestido por cerâmica ou um material estético resinoso e, ainda, resina.

Prótese Fixa Unitária

São as “coroas”. Substituem a coroa de um dente perdido. A raiz está ok… então ela recebe um pino e uma coroa protética.

Prótese Sobre Implante

É uma coroa parecida com a a Prótese Fixa Unitária, só que é instalada sobre um implante, e não sobre a raiz de um dente.

E o implante?

O Implante é uma prótese de raiz! Quando você perde um dente inteiro, coroa e raiz, é possível instalar um implante, que nada mais é que um “parafuso” que é inserido no osso e, em cima dele, vai a coroa. Ou ponte.

Pronto, agora você não se perde mais!

O importante é você e seu dentista conversarem a respeito e decidirem juntos o que é mais indicado para o seu caso e para o seu bolso. Mas garanto: banguela você não fica. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook