CaféUma nova pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro sugere que beber café com moderação –  o tipo certo, forte, preto e sem açúcar –  ajuda a combater as cáries, pois um tipo de grão de café possui propriedade antibacteriana. O nome do milagre grão é: Coffea canephora. E representa 30% do café do mundo.

Os pesquisadores descobriram que o café quebra ativamente o biofilme bacteriano que causa a placa bacteriana. A pesquisadora Andréa Antônio, diz: “Estamos sempre à procura de compostos naturais – alimentos e bebidas – que possam ter um impacto positivo sobre a saúde dental”.

Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes polifenóis presentes no café foram provavelmente responsáveis pelo efeito da quebra da placa bacteriana, mas disseram que mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação direta.

Outra investigação paralela descobriu que um efeito similar pode ser encontrado em folhas de lúpulo, usadas para fazer cerveja. Cientistas de uma universidade japonesa descobriram que as folhas de lúpulo contêm polifenóis que podem impedir a liberação de toxinas bacterianas na boca.

É aquela história, né gente: LEGAL, mas continue escovando os dentes e usando o fio dental regularmente. E não exagere nem no café, nem na cerveja. 🙂

Fonte: Jornal Ciência

Compartilhe:

Comentários via Facebook