Mais um texto da série!

Você já sabe que quando tem algum desvio postural é porque você pode ter alguma alteração na ATM ou na posição de repouso da mandíbula. Mas você sabia que além disso existem as disfunções cervicais? Essas afetam muitos de nós, dentistas, e a gente nem imagina que seja a causa daquela dor nos ombros e costas no fim de um dia intenso de trabalho no consultório.

Distúrbios da coluna cervical (DCC) são doenças comuns que afetam a região cervical e estruturas relacionadas, com ou sem dor irradiada para os ombros, braços, região interescapular e cabeça. A postura anteriorizada da cabeça está frequentemente relacionada à dor no pescoço, devido à sobrecarga dos músculos cervicais posteriores realizada na tentativa de manter o equilíbrio da cabeça sobre a coluna. Esta postura pode estar também relacionada à DTM, pela modificação da posição do côndilo mandibular que por sua vez sobrecarrega as articulações temporomandibulares.

Postura compensatória à posicionamento anteriorizado da cabeça

Estima-se que cerca de 67% da população sofra de dores no pescoço em alguma fase da vida. Ainda, a dor no pescoço é muitas vezes o principal sintoma em DCC relacionada com lesões pós-traumáticas ou a lesões micro-traumáticas crônicas das articulações e estruturas periarticulares.

A disfunção da coluna cervical é uma condição comum, representada por um conjunto de sinais e sintomas que envolvem dor e limitação da amplitude dos movimentos fisiológicos, sensibilidade e/ou dor à palpação dos músculos cervicais, além da presença de ruídos articulares e alterações posturais craniocervicais importantes. Ainda, o aumento da sintomatologia cervical parece acompanhar a severidade da DTM, porém, o inverso não foi verificado. Alguns autores afirmam que tal resultado sugere que os sinais e sintomas da coluna cervical poderiam ser melhor reconhecidos como perpetuadores ao invés de fatores predisponentes para DTM.

Com isso tudo, podemos concluir que os desequilíbrios entre a postura mandibular em relação ao sistema músculo esquelético aparecem com frequência como fatores contribuintes para o surgimento de problemas do quadrante superior do corpo, com efeitos nas funções estomatognáticas.

Portanto, equilibre sua mordida!!!! Em breve falarei aqui sobre os dispositivos 😉

Fonte: minha monografia, em breve disponível para download aqui no blog.