Bebês com microcefalia foram atendidos por um mutirão de odontologia nesta terça-feira (29), no Recife. A ideia da iniciativa é descobrir se existe pré-disposição para cáries e alterações no desenvolvimento ósseo por causa da malformação do cérebro. Foram realizados exames radiográficos nas crianças e consulta com dentistas.

Microcefalia

As crianças vão ter acompanhamento gratuito até os 12 anos. O atendimento é feito por professores e estudantes de Odontologia da Clínica-escola do Centro Universitário Maurício de Nassau. O Projeto Sorriso Especial busca atender 120 crianças com microcefalia.

O mutirão também serviu para tirar dúvidas para as mães: “Agora que eu fiquei sabendo que já estão saindo os primeiros dentinhos. É uma excelente iniciativa e a gente só tem que agradecer por estar recebendo ajuda de todos os lados. Onde me chamam para ter tratamento do Mateus, eu estou indo”, disse Hilda, mãe do Mateus, de 5 meses, que tem microcefalia.

Alguns bebês nem começaram a ter os dentinhos aparecendo, mas já precisaram visitar o dentista. De acordo com a coordenadora do projeto, a cirurgiã dentista especialista em Odontopediatria Ana Carolina Leitão, a prevenção pode ajudar a se evitar muitos problemas no futuro.

“A importância de uma abordagem precoce em crianças com algum tipo de necessidade especial, não só de microcefalia, é ofertar as orientações a essas mães. Evitar cáries, doença periodontal. Podem ter alteração de forma nos dentes, de número de dentes, de postura de língua. Se essas mães são abordadas de maneira precoce, o odontopediatra vai ter condições de dar uma abordagem para minimizar esses riscos, seja estimulando com aparelhos ou mesmo uma orientação”, explicou a odontopediatra.

O encontro foi uma parceria da universidade a partir de uma iniciativa da presidente da União de Mães de Anjos, Germana Soares e da presidente da Associação de Mães e Famílias Raras (Amar), Pollyana Dias. Segundo Pollyana, a ideia surgiu depois que as mães começaram a levantar muitas dúvidas sobre a saúde bucal dos bebês. “A gente resolveu fazer esse encontro dos dentistas com as mães para ensiná-las a limpeza, o cuidado básico bucal dos bebês. É importante essa prevenção para que o bebê tenha dentes saudáveis e consiga ter uma vida mais leve diante de tudo”, ressaltou.

Além dos bebês com a malformação, os pais das crianças também poderão realizar procedimentos odontológicos de forma gratuita.

Via G1

Compartilhe:

Comentários via Facebook