A agência regulatória americana, FDA, publicou no fim de setembro um alerta para que pais e cuidadores parassem de usar comprimidos e géis homeopáticos para aliviar o incômodo dos bebês durante o nascimento dos dentes de leite. A agência emitiu o aviso após ser notificada da morte de 10 crianças e do aparecimento de efeitos adversos em outras 400. Os casos podem estar relacionados com o uso desses remédios, que podem ser comprados em lojas de varejo e na Internet.

Gel para a gengiva de bebês

Gel para o alívio dos sintomas da irrupção dentária em bebês

O comunicado da agência diz: “A FDA alerta os consumidores que os comprimidos e géis homeopáticos para dentição podem representar um risco para lactentes e crianças. Recomenda-se que os consumidores parem de usar esses produtos e joguem fora os que estiverem em sua posse. Os consumidores devem procurar assistência médica imediatamente se seu filho tiver convulsões, dificuldade respiratória, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular, rubor da pele, prisão de ventre, dificuldade em urinar ou agitação após o uso desses produtos”.

Como remédios homeopáticos não são considerados medicamentos, eles não precisam da análise e aprovação de agências regulatórias para serem vendidos nos EUA. A FDA informa que está investigando a composição dos comprimidos e géis à procura de substâncias que possam ter causado danos às crianças. Em 2010 a agência já tinha emitido um alerta de segurança para esses produtos que apresentaram quantidades inconsistentes de beladona, uma planta medicinal que pode ser tóxica dependendo da quantidade. Naquela ocasião, a empresa distribuidora, Hyland’s, fez um recall.

A Academia Americana de Pediatria aconselha que produtos com benzocaína ou beladona sejam evitados pelo seu potencial de causar efeitos colaterais. Outra complicação é que os bebês engolem parte do comprimido ou gel junto com a saliva, deixando a garganta anestesiada. Isso pode causar sensação ruim, engasgo, dificuldade de engolir, aspiração de alimentos para as vias respiratórias e até problemas para respirar. A empresa Hyland’s anunciou nesta semana que vai parar de distribuir esses produtos nos Estados Unidos.

No Brasil, os produtos homeopáticos para esse fim são feitos com camomila (matricaria chamomilla). “Eu não aconselho o uso desses produtos”, diz o pediatra neonatologista Nelson Ejzenbaum, da Sociedade Brasileira de Pediatria. “É expor as crianças a riscos desnecessários. É melhor tratar com estímulos. Massagem na gengiva e uso de mordedores gelados são mais indicados e seguros”, completa.

Via Revista Crescer

Compartilhe:

Comentários via Facebook