Como já disse em posts anteriores, a lente de contato dentária está na moda. Mas nem todo mundo tem indicação pra usar, e o resultado final pode ser desastroso. Se você quiser melhorar a estética do seu sorriso, vamos te informar sobre as várias opções de tratamento, algumas BEM mais viáveis financeiramente do que a lente de contato.

  • TRATAMENTO PERIODONTAL BÁSICO: Tem a ver com estética? Sim e não. Uma boa profilaxia e remoção de tártaros melhora o aspecto gengival, diminui (ou até elimina) aquele sangramento na hora de escovar e diminui a flora bacteriana que em algumas vezes pode ser nociva. E não há tratamento bem feito sobre restos de sujeira, então, sempre, impreterivelmente, tem que começar com ele. “Mas a limpeza clareia meus dentes?” Não, jovem padawan. Limpeza é pra limpar, clareamento é outra coisa que vamos falar agora.

Tártaro

  • CLAREAMENTO (OU BRANQUEAMENTO) DENTAL: Consiste no uso de géis clareadores, usados no consultório ou não, ativados a luz ou a laser (lembrando sempre que o laser possui luz VERMELHA, então se te vendem clareamento a laser e te colocam aquela luz azul de fazer restauração, NÃO É LASER. Também funciona, mas não é laser), porém SEMPRE SOB SUPERVISÃO DO DENTISTA. O dentista sabe indicar qual o clareador correto pro seu caso, a porcentagem do produto a ser usado para evitar ou diminuir a sensibilidade dentinária. Não faça clareamento sem supervisão do dentista. Estamos falando de produtos químicos que podem fazer mal aos dentes e a gengiva se não forem utilizados corretamente. Clareamentos da China podem sair muito mais caros que tratamento de dessensibilização.

Clareamento dental

  • CLAREAMENTO ENDÓGENO: É o clareamento feito em dentes não vitais, isto é, dentes que já receberam tratamento de canal. Esse tipo de clareamento é feito dente por dente e não tem como prever o quanto ele vai responder ao tratamento. Depende do motivo que levou o paciente a tratar o canal: se foi uma queda, uma batida, um traumatismo dentário, ou se foi cárie mesmo. Dificilmente não se consegue algum benefício com ele, desde que seja bem feito o tampão cervical (MUITO IMPORTANTE), pois gel clareador vai pro cemento e o organismo não reconhece como sendo parte dele, reabsorvendo o dente.
Clareamento endógeno

Caso da Dra. Elaine Batista Assis

  • FACETAS: Feitas em porcelana ou resina, são as “primas” das lentes de contato. O desgaste feito é maior, porém todo o dente sofre alteração de cor. Ainda é largamente utilizada na odontologia com ótimos resultados, sempre sob indicação e cuidados do Dentista e do paciente.Faceta de porcelana
  • COROAS EM PORCELANA: Quando o dente sofreu muito desgaste ou possui muitas resinas, essa é uma das opções. Todo o dente é desgastado, e é feito um dente artificial em porcelana (com base em metal, zircônia ou livre de metal). A aparência é de um dente natural,caso as cores da porcelana sejam semelhantes aos dentes adjacentes. Em alguns casos pode precisar de tratamento de canal antes, um núcleo metálico  ou de fibra de vidro, e sobre tudo isso, uma coroa.

Coroas de porcelana

  • ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS: Quando o paciente tem alguma alteração no formato do dente, seja um dente conóide (em forma de cone), ou se gostaria de aumentar ou diminuir a largura do elemento. Esse tratamento costuma dar resultados estéticos bastante satisfatórios. Pode ser usada também se o paciente tem alguma alteração no esmalte, ou dentinogênese imperfeita.

Caso da Dra. Juliana Lemes

  • ASSOCIAÇÃO DE TÉCNICAS: Algumas dessas técnicas podem ser associadas a outras para um resultado estético mais harmônico: Pode ser um clareamento endógeno e o ativado à luz, pode ser o uso dos dois tipos de clareamento… Cabe ao paciente e ao dentista escolherem a melhor forma de tratar cada caso. Acredito que todos os envolvidos ficarão satisfeitos.

* * *

Viu como nem tudo é lente de contato? Esses dias eu vi um preparo pra coroa total, um coping em zircônia e uma lente em cima, que o colega jura que é de mínimo desgaste. Mínimo desgaste pra quem, se já tem um preparo de coroa e um coping? Não compre gato por lebre. Converse com seu dentista e ele vai elaborar um plano de tratamento adequado.

DISCLAIMER: Nenhuma das fotos acima fere o código de ética odontológica, visto que não existe ato promocional, nem endereço dos dentistas envolvidos. As fotos são somente para ilustração dos casos em caráter apenas educativo.

Compartilhe:

Comentários via Facebook