Clientes da Eletropaulo (mas isso também acontece em outros estados brasileiros além de São Paulo) estão recebendo a cobrança de seguros de vida e odontológicos junto com a conta de luz. As pessoas que receberam a cobrança junto com a fatura tentaram retirar, mas tiveram que pagar com medo de ficarem sem energia.

A dona de casa Ana Lúcia achou estranho o aumento no valor da conta de energia em janeiro. Até pensou que fosse culpa das luzes de natal, mas ao olhar a conta viu que era o um seguro de Odontologia no valor de R$ 35,00.

Cobrança indevida de seguro odontológico na conta de luz

Ela diz que nunca pediu o serviço AES Odonto e que ligou várias vezes à AEL.

Ao ligar novamente para a Eletropaulo, a Ana Lúcia recebeu o telefone da seguradora. Depois de 5 minutos esperando, a atendente falou que ela teria que esperar 5 dias úteis para ter devolvido o valor.

A regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica diz que cobranças indevidas devem ter devolução em dobro dos valores pagos, mais os juros.

Fica difícil de perceber, porque a cobrança aparece no meio da relação de encargos e serviços cobrados. Pouca gente confere, porque a maioria olha apenas o valor total. A descrição também não é clara: é tudo abreviado, com códigos.

O representante comercial Agnaldo Valenti também recebeu a cobrança indevida. Na conta de energia dele de dezembro veio R$ 34,90 a mais por um seguro, o mesmo valor da AES Odonto. E ele recebeu até uma nota fiscal por email com o nome da empresa MetLife planos odontológicos e ligou para pedir explicações.

“Falaram que vão reembolsar, após 10 dias úteis. Como se a gente tivesse tempo pra buscar dinheiro que eles pegaram da gente”, reclama ele.

“Me senti indignado. lesado, roubado. Isso tem que acabar, não pode acontecer”, disse.

A AES Eletropaulo disse que o plano odontológico é oferecido pela MetLife e não por ela e que apenas disponibiliza a conta de luz como meio de pagamento. A Eletropaulo diz que o serviço de Ana Lúcia já foi cancelado e o valor vai ser devolvido pela MetLife na próxima conta.

Já sobre a cobrança de Agnaldo, a MetLife diz que programou a devolução do dinheiro. Segundo a empresa, os planos só são cobrados nas contas de energia com autorização do cliente (ah claro, blá blá blá) e quem não reconhece ou se arrepende da contratação pode pedir o cancelamento.

Assista a reportagem no Bom Dia Brasil.

Dica do Caco.

Compartilhe:

Comentários via Facebook