O que pode ser considerado “normal” após a extração dos sisos? Taí uma pergunta que vivem me fazendo.

Depois de qualquer cirurgia, alguns sintomas são esperados e comuns. O que as pessoas sentem varia… uns sentem nada, outros sentem tudo. Ficar com o rosto inchado é bem comum, principalmente na extração dos sisos inferiores. A regra é mais ou menos essa: quando mais o dente “mexe”, maior a chance de inchar. E às vezes o dentista “mexe” bastante.

O segundo molar, dente ao lado do local de extração, pode ficar meio dolorido uns tempos. Mas é temporário.

Os pontos em extrações dentárias sem incisão servem mais pra proteger o local do que pra fechar o alvéolo. A gengiva cicatriza por segunda intenção, ou seja, de dentro pra fora.

É normal não sentir a língua ou a bochecha? Não, mas pode acontecer. O nome disso é parestesia (ou hipoestesia) e via de regra é completamente reversível. Mas pode levar várias semanas.

Pode haver dificuldade pra abrir a boca por alguns dias. O nome disso é trismo e é algo esperado, também.

Se sair um líquido amarelo transparente do local da extração, não se preocupe. É um exsudato inflamatório, uma “aguinha” cheia de proteínas. Não tem nada errado, necessariamente.

Se sangrar, desde que sejam episódios curtos de sangramento, de resolução rápida, ok.

É normal ter dor de garganta após a extração dos sisos? Sim. Por causa da proximidade anatômica com a garganta. O ouvido às vezes dói, também, pelo mesmo motivo.

Pode beber, fumar, escalar o Everest ou fazer sexo oral depois de extrair um siso? Não. Sossegue pelo menos 1 semana. 😉