Yago é um hipopótamo que mora no Aquário de Natal,  RN. Ele teve seus dentes desgastados pelo bruxismo.

Yago desenvolveu um vício de roer as paredes do local em que vive no Aquário, algo parecido ao bruxismo sofrido pelos seres humanos. Isso acabou por desgastar toda sua dentição e, consequentemente, deixou vários canais dentários expostos, causando dores  e risco de infecção, o que o impossibilitava de se alimentar  corretamente.

Foi aí que a equipe do Aquário resolveu procurar especialistas que pudessem ajudar. Ao todo, foram meses de planejamento, 20 profissionais (entre veterinários, dentistas e biólogos), cerca de R$ 25 mil e 4 horas de cirurgia.

“Não existe material odontológico para animais deste porte e, assim, precisamos adaptar muitas coisas. O acesso ao canal é feito com o uso de furadeiras domésticas, por exemplo”, relata Fecchio.

Cirurgias odontológicas em animais implicam ainda outro risco: a anestesia.

“A anestesia de hipopótamos é uma das mais difíceis do mundo, com alto índice de mortalidade. No Brasil, pouquíssimos animais dessa espécie foram anestesiados e apenas um, antes do Yago, para a realização de um tratamento odontológico”, explica o médico veterinário Cláudio Moura, que coordenou a equipe responsável pelo procedimento.  Foi necessário solicitar a ajuda dos profissionais da Faculdade de Odontologia Humana da Universidade Potiguar (UNP), em Natal. Eles realizaram a moldagem dos dentes antes da cirurgia, sem a necessidade de anestesiar o animal.

O procedimento durou cerca de quatro horas. As próteses são  como coroas metálicas e agora Yago consegue se alimentar novamente.

Curiosidades sobre Yago

O Yago nasceu em março de 2014 no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Zoo de Sorocaba (SP). Ele foi o 13º filho do casal Yara e Yuri, que estão juntos há 37 anos. Chegou ao Aquário de Natal em junho de 2015, com a média de 350-400kg, e o seu recinto têm mais de 500m², possuindo um tanque de 4m de profundidade, onde é possível para o visitante ver o animal submerso (uma exclusividade do Aquário de Natal na América Latina).

Compartilhe:

Comentários via Facebook