Sim ou não?

Sim, mas vamos por partes. Os raios X são um tipo de radiação ionizante. Eles modificam os tecidos do nosso organismo através de reações químicas. Seus efeitos são cumulativos e o dano é permanente e irreversível. Mas CALMA! Os raios solares fazem a mesma coisa e nem por isso você usa protetor solar todo dia. Ou usa? (se não usa deveria #ficadica)

Então, por que tanto medo de fazer radiografia no médico ou no dentista? Que fique claro: não tem nada NADA de radioativo nos aparelhos de raios X. Eles só emitem radiação quando acionados.

É radioativo?

A radioterapia – que não tem nada a ver com radiografia – pode usar isótopos radioativos, sim, pra destruir células tumorais, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Qual a dose de radiação de uma radiografia?

A dose de radiação que você recebe ao fazer uma radiografia no dentista é baixíssima. Pra se ter uma ideia, você teria que fazer 100 mil (!) radiografias periapicais no mesmo ano pra aumentar o risco de ter câncer. Não pra TER: pra aumentar a chance!

Um levantamento periapical tem 14 radiografias. Quem é que faz mais de 7 mil deles por ano? Uma radiografia panorâmica vale por 4 periapicais. Seria preciso fazer umas 68 POR DIA em 1 ano pra correr algum risco. Você faz talvez umas 2 por ano… e olhe lá!

Se há indicação de exame radiográfico, esteja certo que o benefício é infinitamente maior que o custo biológico.

E se no dia da consulta no dentista estiver muito quente e você for se expor ao sol no caminho, use um boné e passe filtro solar. Sol dá câncer. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook