23% dos brasileiros roncam todas as noites. Mas apneia do sono, você sabe o que é?

A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é a interrupção recorrente da respiração e a consequente ocorrência de paradas respiratórias durante o sono. A pessoa “puxa” mas o ar não vem, porque há alguma obstrução que impede a sua passagem.

A interrupção do fluxo de ar por mais de 10 segundos caracteriza um episódio de apneia.

O que causa a abstrução das vias aéreas?

Alterações anatômicas (o tamanho e o posicionamento da língua, tonsilas palatinas e tonsilas faríngeas grandes (que o pessoal chama de amígdalas e adenoides) podem obstruir as vias aéreas.

Alterações craniofaciais como retrognatia e atresia maxilar, o posicionamento mais baixo do osso hióide.

O fator genético, obesidade, fatores hormonais (menopausa, hipotireoidismo, etc.), o uso de medicamentos (benzodiazepínicos) e o consumo de álcool no período da noite predispõem à apneia obstrutiva.

E qual o tratamento?

O tratamento vai desde cirurgia ao uso de máscaras nasais, aparelhos de avanço mandibular e lingual, exercícios para a musculatura orofacial, perda de peso… depende do caso.

E como o dentista pode ajudar?

O dentista é o profissional que mais entende da anatomia e da fisiologia do ossos da face, assim como da relação entre eles, e uma das formas de tratar a apneia obstrutiva é através dos aparelhos bucais, e é o dentista quem os prescreve. Portanto, consulte também um dentista. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook