A Odontologia Hospitalar é uma área reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia pela resolução nº 162/2015.
O Projeto de Lei Complementar 34/2013, que prevê a obrigatoriedade de Cirurgião Dentista habilitado em todos os Hospitais Públicos e Privados no território nacional, está em fase final de tramitação no Senado. Alguns estados já aprovaram suas leis como Distrito Federal, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Tocantins, entre outros. Independente disso alguns hospitais já se adiantaram e entenderam a importância do tratamento odontológico do paciente principalmente no que tange a eliminação de focos infecciosos bucais, prevenindo a ocorrência de agravos como pneumonia nosocomial e endocardite infecciosa.
É sabido que em média 30% dos brasileiros possuem planos de saúde. Por isso faz-se a necessidade da criação de uma tabela dos procedimentos odontológicos com valores de remuneração para que os hospitais possam contratar dentistas habilitados em Odontologia Hospitalar. Assim, quando internados, os pacientes terão assistência integral, porque não faz sentido termos atendimento “parcial” em Saúde. Todos podem assinar, basta clicar e colocar seu email.
–> Clique aqui para assinar a petição <–
Via Ane Bason
Olá doutora, sei que não e esse o assunto da matéria, mas gostaria de te fazer uma pergunta sobre cirurgia ortográfica. E que eu tenho protusão tanto na mandíbula como na maxila, e mesmo tendo extraido 4 pré molares e terminando o tratamento ortodôntico, ainda me sinto feio, e não tenho nem o fechamento labial sem forçar, pois parece que a parte inferior do meu rosto (tanto mandibula como. Maxila) e para frente e grande, e isso me incomoda muito, pois meu reflexo no espelho e meu rosto nas fotos ficam horríveis, e isso me deixa com a autoestima no chão. Você acha que a cirurgia ortognatica resolveria meu caso? E caso ela fosse uma opção seria feito o recuo tanto da mandibula quanto da maxila? Obrigado pela atenção doutora.
Matheus, seu problema, pelo seu relato, parece realmente ósseo. Mas você já fez um tratamento ortodôntico compensatório (visando evitar uma cirurgia ortognática), então isso pode ser um fator complicador, agora. Mas acho que vale a pena conversar com um ortodontista sobre a possibilidade de cirurgia. Se você tem biprotrusão, a cirurgia deve envolver maxilas e mandíbula, sim.