Você provavelmente já ouviu falar sobre certos alimentos que as pessoas supostamente devem evitar após extrair um dente ou se submeter a outro tipo de cirurgia bucal. Popularmente, dá-se o nome de “comida remosa” a esse tipo de alimento. Como exemplos de comidas remosas posso citar: carne de caça, ovos, carne de porco e frutos do mar (camarão, mariscos, caranguejo, etc.).

A sabedoria popular diz que esses alimentos não devem ser consumidos porque aumentam os sintomas inflamatórios e/ou prejudicam a cicatrização.

Mas isso tudo é verdade ou é só crendice?

Na verdade, o problema parece estar não no que a gente come, mas no que comem os animais que a gente come. Muitos desses animais consomem alimentos em decomposição, que estão cheios de bactérias. As bactérias não são um problema em si, já que são eliminadas quando a carne é bem cozida, mas as toxinas que elas fabricam podem permanecer. Então a “reima” estaria nas substâncias potencialmente tóxicas na carne desses animais.

E aí… pode ou não pode comer comidas remosas?

Há indícios de que certos alimentos não beneficiam o processo de cicatrização.

Mas o mais importante é que você coma bem, de forma nutricionalmente equilibrada e procure seguir à risca as recomendações pós-operatórias do seu dentista. Assim as chances de uma boa recuperação, sem intercorrências, aumenta bastante.

Compartilhe:

Comentários via Facebook